Hoje é o dia nacional de combate a dengue: entenda o que é essa doença e o que fazer para preveni-la

A dengue é um doença séria, infecciosa, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. O dia 18 de novembro, ademais, é dedicado para o combate dessa enfermidade, que possui grande incidência no Brasil.

Como a dengue é transmitida e como evitar?

O vírus passa através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo.

Para depositar seus ovos e se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Por isso, é importante evitar acúmulo do líquido em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, e manter as caixas d’água fechadas. O uso de repelentes também é uma boa opção, principalmente em locais mais infestados. Respeite as orientações presentes na embalagem.

Quais são os principais sintomas?

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:

  • Febre acima de 38,5˚ C
  • Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Enjoo e vômitos
  • Manchas vermelhas no corpo

Como está a situação do município de Veranópolis?

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município está infestado de Aedes aegypti. Entretanto, não há nenhum caso de dengue no município. Então, até o momento, não há a proliferação da doença, pois na cidade, os insetos não estão portando o vírus e, por consequência, o proliferando.

Entretanto, mesmo assim, o número de mosquitos assustam e preocupam, pois caso algum caso de dengue chegue ao município e seja picado, com certeza, muitas outras pessoas ficarão enfermas.

Uma entrevista sobre o tema foi realizada na Studio, relembre

Fonte: Veja.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.