Como é ser diretor de escola em meio a pandemia? Conheça a história de Nadia e seu amor pela educação

Muitos foram os desafios de 2020. A pandemia mudou a forma das pessoas viverem e também, de aprender. Os profissionais de educação, assim sendo, tiveram diversos desafios e trabalharam com esmero para fazer com que as aulas chegassem a todos. Entre todos esses obstáculos, problemas e dificuldade encontram-se os diretores de escola, profissionais responsáveis por gerir uma Instituição de Ensino em um momento atípico e repleto de incertezas.

Dessa forma, neste dia 12 de novembro, dia do diretor, conversamos com Nadia Baratieri, ela que está à frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adriano Farina, há quatro anos.

Sobre a diretora

Nadia trabalha desde 1998 com a educação, ou seja, são 22 anos no contato diário com o ato de ensinar. Ela é formada em pedagogia e possui duas pós-graduações: uma em psicopedagogia institucional e clínica, e a outra em educação especial.

É nítido que a diretora ama muito o que faz e que é extremamente engajada com o ensino. Neste período, o qual é repleto de dúvidas e reinvenção, ela relata sua ansiedade cotidiana por resolver os problemas, conseguir sempre achar soluções e atingir a todas as famílias.

– eu acabo me envolvendo demais […] eu sou muito apaixonada pela educação, pelo processo de educar – completa Nadia.

Ser diretora de uma escola em meio a pandemia

Eterna transformação. Desta forma, a diretora define os últimos sete meses e a experiência de ser diretora de escola em meio a pandemia. Durante todo esse tempo, muitas foram as reinvenções necessárias, entre elas, a mais difícil, o migrar para o digital e, ainda assim, atingir todos os alunos. Em relação aos educadores percebe-se maior dificuldade para os mais ligados ao tradicional e aos discentes, problemas com a negligência de alguns pais, situação que obriga a escola a, em alguns casos, acionar o conselho tutelar.

Entretanto, em balanço geral, o educandário está conseguindo atingir a grande maioria. Esse feito, ademais, a diretora atribui ao grupo, o qual, segundo ela, é essencial para que tudo funcione e que a escola consiga exercer seu papel de ensinar.

– o grupo faz com que as coisas funcionem, mesmo eu estando à frente, é graças ao grupo estar engajado, que a gente consegue prosseguir – pontua Nadia.

Escola Adriano Farina fica localizada no bairro Santo Antônio | foto: Prefeitura de Veranópolis

Garra e Gratidão: definição do que é ser diretor escolar

Para Nadia, duas palavras definem o ser diretor: garra e gratidão. Garra, para ter força de seguir em frente quando aparecem as adversidades e gratidão pelo retorno que recebe da comunidade.

Essas duas questões são intensificadas em meio a pandemia, pois, segundo a diretora, os professores estão todos os dias quebrando barreiras e superando dificuldades.

– eu já trabalhei 22 anos na educação e passei por todas as etapas de ensino, mas agora, ter que fazer aulas gravadas, é um grande desafio – conclui a diretora.

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