Combate ao mosquito borrachudo em Protásio Alves

A Administração Municipal de Protásio Alves, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Emater e com os aplicadores de cada comunidade executaram três etapas, nos meses de outubro e novembro, de trabalhos de prevenção e controle do mosquito borrachudo no município através da aplicação de biolarvicida.

Frente à situação de desequilíbrio do ecossistema, tem-se evidenciado uma proliferação descontrolada do “borrachudo”, provavelmente influenciado pela presença de matéria orgânica na água, em níveis crescentes, é a causa principal do aumento da população de borrachudos. Sem a presença de predadores aquáticos, peixes e outros insetos, destruídos tanto pela própria presença dos dejetos como pelo uso indevido dos agrotóxicos e desmatamentos, ficou completo o quadro de desequilíbrio ambiental.

Assim, as larvas encontraram as condições ideais para o seu desenvolvimento descomedido. Para que a comunidade atinja o objetivo de poder, outra vez, viver e trabalhar na área rural e, hoje, até mesmo na área urbana, sem a incômoda presença dos borrachudos, essa mesma comunidade terá que se unir e realizar ações e obras que irão demandar tempo e recursos para obter o controle adequado desse inseto – ressalta o fiscal ambiental Fabiano Prigol.

Sair da versão mobile