Vencedores do concurso artístico em homenagem aos 50 anos do Parque Assis Brasil são anunciados

Cinco artistas gaúchos foram premiados na tarde deste sábado (3/10) nas categorias pintura e escultura-símbolo (1º lugar e menção honrosa) no Concurso Artístico em homenagem aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela plataforma digital da Expointer 2020. 

pintura vencedora expointer
A obra “Uma história de luta e trabalho” venceu na categoria pintura – Foto: Divulgação / Seapdr

O prêmio foi organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac), através do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

“Esse concurso é muito importante para a valorização dos artistas gaúchos, que conhecem essencialmente o Rio Grande do Sul, suas tradições, sua história, explorando bem o tema proposto que foi agricultura, pecuária e desenvolvimento rural”, afirmou o secretário Covatti Filho, fazendo um agradecimento especial aos Correios pelo selo em homenagem aos 50 anos do parque.

“Nos seus 50 anos, o parque não poderia ganhar um presente melhor: símbolos artísticos que vão identificá-lo em todo o Estado”, disse o subsecretário do Parque de Exposições, José Arthur Martins.

Já o Diretor do Instituto de Artes (IEAVi), André Venzon, lembrou que a ideia da parceria entre as secretarias era trabalhar o conceito de cultura como cultivo e de cultivo como cultura, simbolizando os melhores anseios que nutrimos pela nossa terra e por aqueles que nela trabalham: “Este concurso vai nos ressignificar, pensar as nossas tradições”.

Foram 38 trabalhos inscritos, sendo que 28 apresentaram as obras e cumpriram todos os requisitos do edital. Na pintura, foram 21 artistas e na escultura-símbolo, sete. Os ganhadores do primeiro lugar irão receber R$ 15 mil, e a pintura ficará exposta na sede da secretaria, em Porto Alegre. Já a escultura-símbolo será instituída como honraria da secretaria, cuja reprodução poderá ser concedida a pessoas ou instituições com relevantes serviços prestados às atividades da agricultura, pecuária e desenvolvimento rural.

escultura vencedora
A artista Dalila Lopes venceu na categoria escultura com a obra “Nascentes” – Foto: Divulgação / Seapdr

Os vencedores:

Pintura artística

1º lugar – Jackson Silva Brum, com a obra “Uma história de luta e trabalho”
Menções Honrosas – Gustavo Schossler (1ª) e Rose Giacomoni Osório (2ª)

Escultura-símbolo                                                                                         
1º lugar – Dalila Lopes, com a obra “Nascentes”                             
Menção Honrosa – Lucas Strey

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.