Rede pública estadual retornará às aulas presenciais no próximo dia 20 de outubro

Na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, o governador do RS, Eduardo Leite e os secretários Faisal Karam (Educação) e Arita Bergmann (Saúde) realizaram uma transmissão ao vivo para apresentar o cronograma e os protocolos para o retorno às aulas presenciais na rede pública estadual.

A volta que estava planejada, anteriormente, para o dia 13 de outubro, foi adiada para o dia 20 do mesmo mês.

Eduardo Leite afirmou que as taxas de incidência do vírus no estado estão diminuindo consideravelmente e que a localidade já passou pelo pico da doença. O governador disse, também, que o retorno que vem acontecendo na rede municipal e privada está sendo bem sucedido.

A Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, ademais, afirmou que a educação é essencial e deve retornar, com os cuidados necessários e frisou, também, que as taxas de incidência do vírus vêm diminuindo. Atestou, além disso, que há a preparação do governo estadual em relação a testagem e protocolos necessários, para garantir a segurança necessária dos alunos e profissionais da educação.

– acho que estamos no melhor momento para a retomada desse calendário das aulas – afirmou Arita.

O Secretário de Educação do RS, Faisal Karam, também frisou a importância do retorno e a preocupação do estado em garantir uma retomada segura.

– queremos voltar com toda a segurança possível – afirmou Faisal.

Além disso, reforçou a ideia de que o retorno não será de forma integral, mas sim seguindo regras que garantem o distanciamento e a prevenção do vírus. Os alunos que retornarão são aqueles em que os responsáveis assinaram um termo de responsabilidade, assim sendo, não há obrigação dos discentes em voltar. Em relação aos professores, devem retornar aqueles que não tiverem em grupo de risco.

A organização de volta será de forma gradual, híbrida, com 50% da capacidade máxima e começará pelo ensino médio, priorizando principalmente os alunos que possuem dificuldades. Posteriormente, no dia 28 de outubro, retornará o ensino fundamental anos finais e, a partir do dia 12 de novembro, o ensino fundamental anos iniciais. Os jovens ficarão apenas três horas nas escolas.

Clique aqui e acesse o site com todos os regramentos e respostas para as principais dúvidas.

Assista a transmissão e confira mais detalhes sobre os protocolos de retorno

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.