Polícia Federal investiga esquema de doleiros no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Formigueiro que apura crimes contra o sistema financeiro nacional, cometidos por doleiros que atuam no Rio Grande do Sul em apoio a grupos criminosos.

Cerca de 40 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (07) e Estância Velha (2). As ordens judiciais foram executadas em escritórios e residências dos investigados, que estariam atuando informalmente na condição de negociadores de câmbio, o chamado mercado negro ou dólar paralelo.

A Operação foi denominada Formigueiro pela grande incidência de casos similares a serem apurados no Rio Grande do Sul, originados pela sua condição geográfica de estado de fronteira.

Um dos inquéritos teve origem a partir da identificação de um doleiro, alvo da operação, que estaria atuando junto com contrabandistas de cigarros investigados em outra operação da Polícia Federal.

O mercado ilegal de câmbio, além do prejuízo ao Sistema Financeiro Nacional (evasão de manutenção de divisas não declaradas no exterior) e à Ordem Tributária (sonegação), muitas vezes está ligado à lavagem de dinheiro e operações de descaminho e contrabando.

Até o momento, são apurados os crimes de atuação irregular no mercado de câmbio e evasão de divisas. A partir da coleta e da análise do material apreendido, poderão ser identificados outros crimes praticados pelos investigados. A ação desta quinta-feira conta com o apoio da Receita Federal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.