Mortandade de abelhas preocupa agricultores de Antônio Prado e Ipê

Segundo a Rádio Solaris, produtores de Antônio Prado e Ipê registram milhares de mortes em suas colmeias de abelhas e a suspeita é de envenenamento por produto químico.

Os inseticidas utilizados nas lavouras são os principais suspeitos, porque podem ser arrastados pelo vento e contaminar os insetos.

Em entrevista a rádio Solaris 97,3 nesta segunda-feira (05), o chefe da EMATER de Ipê, Engenheiro Agrônomo Dalberto Corezzola tratou sobre o assunto.

Corezzola afirmou que já há alguns anos esse fato vem ocorrendo, não só agrotóxicos que estão matando as abelhas, muitas vezes é doença no apiário. Para identificar o problema as abelhas são enviadas para laboratório para análise.

Alguns produtos, como inseticidas, utilizados pelos agricultores têm registro e permissão para uso no Brasil, mas na Europa foram banidos justamente por causar a morte dos insetos. Alguns herbicidas também causam mortes.

Por voar cerca de dois quilômetros distantes da propriedade, a contaminação pode acontecer no terreno do vizinho, já que a região não tem grandes propriedades.

Dalberto orienta os agricultores a pulverizar em dias que não tenha vento, evitando assim que o agrotóxico seja levado a maiores distâncias. Não sendo possível a orientação é que também seja regulado o pulverizador com uma gota mais grossa evitando que o vento leve.

Importante também que o agricultor pulverize em horário que as abelhas estão trabalhando menos, no final da tarde ou, se possível, durante a noite.

“Não podemos esquecer que 70% dos alimentos que consumimos dependem das abelhas para serem produzidos, portanto devemos cuidar desses insetos que são nossos parceiros na agricultura”, finaliza Dalberto.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.