Leite participa de transmissão ao vivo sobre energia renovável

O governador Eduardo Leite participou, na noite desta quinta-feira (22/10), de uma transmissão ao vivo (live) organizada pelo Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS). O presidente da entidade, Guilherme Sari, conduziu a conversa.

“O crescimento econômico depende da oferta de energia. Se não houver garantia de abastecimento e de fornecimento de energia, não haverá investimentos, cruciais para geração de emprego e de renda para a população. E o Rio Grande do Sul tem muita oportunidade de investimento nessa área – cerca de R$ 5 bilhões estão sendo investidos, neste momento, em linhas de transmissão de energia no Estado”, lembrou o governador.

Em termos de capacidade instalada, o RS tem 80% de renováveis na matriz elétrica (considerando que há usinas termelétricas que não vêm despachando). Aproximadamente 92% da geração ocorre a partir de recursos renováveis, dos quais 17% de geração eólica, hoje na segunda posição.

A perspectiva é de fortalecer ainda mais as energias renováveis: apenas em energia eólica, foram emitidas 19 licenças em 2019, totalizando 733 megawatts. Há, ainda, novos processos de licenciamento de diferentes fontes de energia em tramitação: biogás (3), biomassa (2), fonte eólica (48), fonte hídrica (72) e fonte solar (1). Em geração distribuída, o Estado ocupa a segunda posição no ranking dos estados, com 402 megawatts de potência instalada.

A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) tem atuado em várias frentes que inserem o Rio Grande do Sul em um novo cenário de renováveis. Um exemplo é o acompanhamento das obras de Linhas de Transmissão (LTs) do último leilão da Aneel, que adiantará as entregas em até 24 meses, garantindo incentivo ao setor.

“Temos o lema de desenvolver para proteger. Não é possível proteger o meio ambiente sem desenvolver o Estado do ponto vista econômico. E também não podemos tratar o meio ambiente como um inimigo do desenvolvimento, porque não é, e é isso que estabelecemos no novo Código Estadual do Meio Ambiente, que dá condições de desenvolvimento com a devida proteção à natureza”, disse o governador.

Como parcerias com o setor privado, atualmente há oportunidades na privatização da distribuidora local de gás (Sulgás), além da CEEE-Distribuição e CEEE-Geração e Transmissão. A carteira de usinas geradoras da CEEE-GT – próprias e SPEs – baseia-se em renováveis, especialmente hídrica e eólica.

A live antecede a 11ª edição do Brazil Windpower, que ocorrerá entre 27 e 29 de outubro, em formato virtual neste ano.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.