You dont have javascript enabled! Please enable it!

Geral

Coronavírus sobrevive na pele cinco vezes mais que a gripe, diz estudo

O coronavírus permanece ativo na pele humana por nove horas, cinco vezes mais do que o vírus da gripe, de acordo com um grupo de pesquisadores japoneses, uma descoberta que demonstra a necessidade de se lavar as mãos com frequência para combater a pandemia da Covid-19.

Em comparação, o patógeno que causa a gripe sobrevive na pele humana por aproximadamente 1,8 hora, conforme o estudo publicado este mês na revista Clinical Infectious Diseases.

“A sobrevivência de nove horas do SARS-CoV-2 [o vírus que causa a Covid-19] na pele humana pode aumentar o risco de transmissão por contato em comparação com o IAV [vírus da gripe A], acelerando, assim, a pandemia”, relata o estudo.

A equipe de pesquisa examinou a pele obtida em necropsias, aproximadamente um dia após a morte. Tanto o coronavírus quanto o vírus da gripe se tornam inativos em 15 segundos com a aplicação de etanol, usado em desinfetantes para as mãos.

“A sobrevida mais longa do SARS-CoV-2 na pele aumenta o risco de transmissão por contato. No entanto, a higiene das mãos pode reduzir esse risco”, observou o estudo.

O estudo apoia as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de se lavar regularmente as mãos para limitar a transmissão do vírus. Já são quase 40 milhões de pessoas infectadas em todo mundo desde que o novo coronavírus surgiu na China, no final do ano passado.

Com informações do Portal O Sul

📰 Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então faça parte de nosso grupo. Caso queira receber nossas notícias no Telegram, assine nosso canal.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

2 Comentários

Clique aqui para fazer um comentário

  • Na pele, nos locais, no piso, nos corrimãos, no ar, já pararam pra PENSAR que as pessoas vivem tocando nas máscaras, ajeita aqui, puxa ali, qtas mutações esse COVID vai sofrer, qtas vacinas precisarão para combater??? Aquele COVID da China já não é mais o MESMO, sofreu muitas mutações, muitos são os sintomas, cada um reage de uma forma…ACHO, Eu, q cada um atrai o q PENSA, o q vibra, e a higiene, sim, é fundamental, mas e o morador de rua, e os q vivem sem o mínimo de sanidade higiênica, esgotos céu aberto, sem água nas torneiras, esses estão condenados a morte???? Será q essa OMS está CORRETA???
    Muitos questionamentos e respostas evasivas, que DEUS PAI tenha COMPAIXÃO

error: Este conteúdo é protegido