Conheça o PIX e o QR Code, duas tecnologias que buscam melhorar a experiência das pessoas com as transações bancárias

Duas novas tecnologias estão ganhando espaço e facilitando as atividades bancárias pela internet de muitas pessoas: o PIX e o QR Code. O Sicredi Serrana está adotando essas ferramentas e o assunto foi tema de bate-papo na Studio.

Para o associado do Sicredi, o QR CODE está disponível no aplicativo da cooperativa, sendo uma forma de transacionar valores. Ele pode ser usado tanto para pagamento e recebimento entre pessoas físicas, quanto para empresas. Para as pessoas jurídicas (empresas e MEI’s), também é uma alternativa à maquininha de cartões.

Para utilizar o QR Code no aplicativo do Sicredi, basta escolher a opção “Pagamento por QR Code”, direcionar o “QR Code Sicredi” para a leitura dos dados, informar o valor e confirmar o pagamento. Esse tipo de transação é uma alternativa a outros pagamentos como TED, DOC, boleto, cheque e cartões.

A tecnologia está disponível no Sicredi desde maio e constitui-se como incentivo à troca do dinheiro físico por meios eletrônicos de pagamento.

Em relação ao PIX, ele é, basicamente, o novo TED/DOC (opção de pagamento e recebimento), só que em formato de pagamento instantâneo. É uma iniciativa regulamentada pelo Banco Central, que está se posicionando firmemente em nome da experiência do usuário. Por isso, todos os apps terão o mesmo acesso e ficará muito fácil realizar a transação independente do banco que as pessoas operam.

PIX é o nome operacional da plataforma, que será implantada em novembro e estará com a sua versão completa até 2023. Mesmo quando o Pix estiver disponível, os consumidores ainda terão a opção de usar as alternativas tradicionais para movimentação de valores, como o DOC  ou a TED.

Sobre a segurança do PIX: todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia durante os sete dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central, a fim de evitar fraudes.

Na primeira fase da operação, contará com as transferências de pessoa para pessoa. Na segunda fase, virá o pagamento de contas de consumo, como água, luz e telefone. Daí em diante, é questão de tempo para ser possível registrar e negociar os recebíveis por ali, como duplicatas eletrônicas, entre outros.

O Sicredi já lançou uma versão para pré-cadastro da chave do PIX. Ela poderá ser feita através do App do Sicredi. Os associados que ficarem com dúvida quanto ao pré-cadastro da chave do PIX, poderão conversar com Gerente da sua conta, na agência ou pelo Whats.

Veja a entrevista sobre o assunto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.