Você não está sozinho: entenda quais as situações que podem comprometer a saúde mental de um indivíduo

Setembro é um mês importante pois uma campanha emblemática é realizada: o setembro amarelo, que busca a prevenção do suicídio. Para isso, atividades são realizadas em cada município, objetivando a conscientização e o diálogo sobre o tema. Em 2020, as atividades estão limitadas por conta da pandemia de coronavírus, entretanto, como o objetivo do mês é de extrema importância, é necessário falar sobre o tema.

Assim sendo, uma série de reportagens, com quatro episódios e que contará com profissionais do CAPS de Veranópolis será realizada neste mês. Esses psicólogos, psiquiatras, tocarão no tema, buscando promover reflexão. No segundo episódio a temática será as patologias que comprometem a saúde mental de um indivíduo e como o suicídio apresenta-se neste contexto.

O Psiquiatra do CAPS Luiz Eduardo Flores Ulrich conversou com a reportagem da Studio sobre o tema | imagem: Michelle Pértile/Studio

A busca pelo suicídio é o resultado de uma agravação de diversos fatores, tanto individuais como coletivos, sendo todos eles decorrentes de um sofrimento muito agudo.

– vem sempre com sentimentos de desespero, desamparo, perda de esperança – completa o Psiquiatra Luiz.

Esses sentimentos costumam ser decorrentes de quadros clínicos de algumas patologias específicas, como depressão, esquizofrenia, alcoolismo e dependência química. Em âmbito coletivo, situações do contexto cultural de um país importam muito, também. Um exemplo é o próprio cenário atual, de pandemia, que agravou crises em diversos setores, causando maior violência, tensões e perda de empregos.

Diante de todas essas causas, somadas ao desespero e a perda de esperança, a visão de soluções dos problemas vão sendo afuniladas e apenas uma alternativa se faz presente para a vítima: o suicídio. Neste cenário entra o papel de conscientização do setembro amarelo e o trabalho dos profissionais da área, para demonstrar para essa pessoa que precisa de ajuda, que ela não está sozinha e que, há outras soluções para o problema. Além dos psicólogos e psiquiatras, toda a comunidade deve abraçar esses indivíduos, criando uma rede de apoio e jamais minimizando a sua dor.

– muitos casos podem ser salvos […] pelas redes de apoio da pessoa, principalmente a família, mas também, as pequenas comunidades, as igrejas, grupos de amigos, eles todos tem um papel de auxiliar as pessoas a enxergar que existem outras alternativas e fazê-la se sentir apoiada, combater aquele sentimento de desemparo e solidão – finalizou o Psiquiatra.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.