Você não está sozinho: conheça o CAPS de Veranópolis

Setembro é um mês importante, pois uma campanha emblemática é realizada: o setembro amarelo. Este, por sua vez, possui como objetivo a prevenção do suicídio. Para isso, atividades são realizadas em cada município, buscando promover a conscientização e o diálogo sobre o tema. Em 2020, contudo, os trabalhos estão limitados por conta da pandemia de coronavírus, entretanto, como o objetivo do mês é muito nobre, a necessidade de falar sobre o tema se torna imperativa.

Assim sendo, uma série de reportagens, com quatro episódios e que contará com profissionais do CAPS de Veranópolis está sendo realizada. Esses psicólogos, psiquiatras, tocarão no tema, buscando promover reflexão. No penúltimo episódio, o tema é o próprio CAPS, local muito importante para a promoção de saúde no município.

Coordenadora do CAPS e Terapeuta Ocupacional Manuela Costamilan Generosi falou sobre o Centro | foto: Michelle Pértile/Studio

O Centro de Atenção Psicossocial é um órgão federal, que surgiu após a reforma psiquiátrica, a qual extinguiu os manicômios, em 2001. O objetivo é um tratamento mais humanizado e que possa auxiliar o paciente de uma forma digna. Em Veranópolis, o CAPS está presente desde 2008, apoiando a comunidade.

Toda a população pode usufruir do trabalho do local. Pessoas que não se sentir bem psicologicamente, indivíduos que acreditam precisar de um tratamento, podem se dirigir até o Centro. Caso o problema não caiba às atribuições do CAPS o indivíduo será encaminhado para os outros serviços da rede, assim sendo, não ficará desamparado. Entre as diversas situações atendidas estão os dependentes químicos e os casos de sofrimentos psíquicos em níveis moderados e graves.

O telefone de contato do CAPS é o 3441 7622. Visitas presenciais também podem ser realizadas, as instalações do centro ficam localizadas na Avenida José Montaury, 894, bairro Centro.

Relembre a reportagem feita pela Studio TV sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.