Setembro verde: conheça a história da Estéfani e entenda o que é a comunicação alternativa e ampliada

O mês de setembro é marcado por diversas campanhas de prevenção, conscientização e inclusão. Uma delas é o setembro verde, que recebe a atribuição de mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência, que enfrenta, constantemente, situações de discriminação e capacitismo. 

Assim, para promover a reflexão sobre o tema, conhecemos a história da Estéfani. Ela enviou à reportagem da Studio um depoimento sobre sua vida, explicou como ela liga-se com a paralisia cerebral e qual é a importância da Comunicação Alternativa e Ampliada em seu cotidiano.

O termo Comunicação Alternativa e Ampliada (C.A.A.), basicamente, é definido por outras formas de comunicação além da modalidade oral, como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, símbolos pictográficos, uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada, dentre outros.

Leia o depoimento da jovem na íntegra:

“Me chamo Estéfani. Sou uma estudante universitária de 19 anos, sonhadora, corajosa e determinada a ser feliz.
As lesões causadas pela paralisia cerebral imprimiram marcas no meu corpo, afetando minha condição motora e a fala. Eu não caminho e fico sob a supervisão de minha família 24 horas por dia. Mesmo assim, tenho uma vida muito ativa, inclusive estou cursando o segundo semestre de pedagogia. Desde o início da faculdade eu soube que teria que passar por alguns desafios, como no estágio, porque em casa todos me compreendem, mas em outros lugares, vou conseguir me comunicar? Então eu ficava pensando em como fazer para ter sucesso na comunicação, principalmente com meus futuros alunos, como eles iriam me entender? Vejam como a comunicação tem impacto na produtividade, na autoestima e na integração, por isso eu precisava encontrar algo que me ajudasse e, recentemente, descobri a comunicação alternativa, através de uma live.

A comunicação alternativa e ampliada (CAA) é constituída por outras formas de comunicação além da linguagem oral, como o uso de gestos, vocalizações, pranchas, símbolos, computadores com voz sintetizada e demais recursos disponíveis. Tem por objetivo tornar a pessoa com dificuldades de comunicação o mais independente possível, aumentando suas possibilidades de interação com a sociedade em geral. É através da CAA que podemos falar como somos, demonstrar nossas emoções e sentimentos.

Então procurei o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Veranópolis, para pedir divulgação desse método que amplia a capacidade comunicativa das pessoas que, assim como eu, têm muitas dificuldades na fala.

Inclusive ver da possibilidade de organizar uma capacitação sobre essa técnica, especialmente para as pessoas com deficiência e seus familiares, sendo que também se faz necessário oferecê-la à comunidade no geral porque, vamos pensar num paciente hospitalizado, com essa mesma deficiência ou temporariamente impedido de falar, ele vai precisar de material adaptado para se comunicar. Então esse método é fundamental para muita gente e vale a pena o investimento.

Fico agradecida ao Conselho, por trabalhar na busca pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência em nosso município.”

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.