Secretaria da Agricultura e Polícia Civil apreendem 21 bovinos em Santa Vitória do Palmar

Uma ação conjunta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Polícia Civil apreendeu 21 bovinos sem procedência na localidade de Espinilho, em Santa Vitória do Palmar. A operação, realizada na última quinta-feira (10/9), foi feita a partir de denúncia anônima recebida pela inspetoria de defesa agropecuária do município. Participaram da ação equipes do Programa Sentinela, da Seapdr, da Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã e da delegacia de Santa Vitória do Palmar.

“O relato apontava que, na localidade de Espinilho, uma propriedade rural mantinha bovinos sem procedência, infestados pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, parasita naturalmente inexistente naquela região do Estado. Esse fato sustentava a hipótese da entrada de animais de forma clandestina no município”, explica o fiscal estadual agropecuário Ivânio da Silva Machado, integrante do Programa Sentinela.

Na propriedade, que não tem cadastro na inspetoria local, foram encontrados 21 bovinos sem comprovação de origem. Os técnicos da secretaria classificaram o rebanho e fotografaram as marcas e sinais de identificação, para possível reconhecimento de produtores vítimas de abigeato. Ao final da tarde de sexta-feira (11/9), um produtor de Rio Grande reconheceu sua marca dentre as identificadas e divulgadas. Mediante comprovação, os animais serão restituídos ao dono.

A Seapdr autuou o responsável pela propriedade em Espinilho, dando prazo regulamentar para esclarecimentos. “Findo o prazo e não havendo justificativa legal, os animais serão encaminhados ao abate, uma vez que sua condição sanitária é desconhecida e, portanto, põe em risco a saúde pública e animal da região e do Estado”, detalha Machado. Caso seja aprovada para o consumo, a carne será doada a instituições de caridade de Santa Vitória do Palmar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.