Projeto que declara Veranópolis como Terra da Longevidade está pronto para ir a plenário

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou por unanimidade projeto do deputado Vilmar Zanchin que declara o município de Veranópolis como Terra da Longevidade. O objetivo do PL 437/2019 é tornar oficial um título que acompanha o município há muito tempo. 

Na década de 80, reportagem publicada na Revista Geográfica Universal citou Veranópolis como um dos lugares mais favoráveis à vida longeva. O índice foi confirmado por técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que consideram Veranópolis a primeira cidade do país e a terceira no mundo com expectativa de vida superior aos 80 anos. 

Os dados chamaram a atenção dos pesquisadores do Instituto de Geriatria da PUC/RS, Dra. Elisabete Michelon e Dr. Emílio H. Moriguchi. Em 1994, começaram a desenvolver o Projeto Veranópolis, baseado em estudo epidemiológico do envelhecimento. Em parceria com a OMS, as pesquisas acabaram por mostrar resultados surpreendentes: a garantia da longevidade era resultado de hábitos saudáveis dos habitantes. 

“Ter uma legislação que ampara esse título e promove o município de forma oficial, reconhece tudo que Veranópolis representa nesta questão de cuidado com a saúde, com o idoso e com a qualidade de vida”, destaca o Zanchin. 

Desde 2016, Veranópolis faz parte da rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da Organização Mundial da Saúde. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.