Denúncia de crime ambiental em Veranópolis está sendo investigada

Vídeos estão circulando pelas redes sociais e enviadas a reportagem da Studio referentes a uma situação de despejo de esgoto indevido no interior do município de Veranópolis, mais precisamente, na comunidade de Nossa Senhora das Dores. A denúncia presente nas imagens é de que resíduos estão sendo encaminhados ao Rio Jaboticaba sem o tratamento correto, constituindo-se, assim, como crime ambiental. A situação envolve uma empresa que presta serviços de limpeza, a qual estaria sendo a acusada pela poluição.

Sobre o fato, a Secretaria de Meio Ambiente de Veranópolis foi procurada pela reportagem da Studio e afirmou que não é atribuição direta dela resolver a situação, visto que, a empresa é licenciada pela FEPAM. Contudo, o poder público não negligenciou o fato e comunicou os órgãos responsáveis pelo caso – FEPAM, a PATRAM e o próprio Ministério Público – para que as medidas de investigação, apuração e resolução do caso sejam efetuadas. A prefeitura, particularmente, não possui o poder de sancionar quem promoveu essa situação.

Neste momento, todas as entidades estão cientes do caso e nas próximas horas estarão indo ao local averiguar o fato. Segundo informações, na manhã desta segunda-feira, 28 de setembro, o despejo de esgoto foi cessado.

A reportagem da Studio também entrou em contato com a FEPAM. Em nota, a entidade afirmou ter recebido a situação e, na sequência, encaminhou ao Batalhão Ambiental de Bento Gonçalves a função de verificar a situação, assim sendo, nas próximas horas, os profissionais estarão dirigindo-se ao local.

Vale ressaltar que o caso ainda está em investigação, visto que, segundo informações repassadas a reportagem, a situação pode ter sido decorrente de uma negligência da própria empresa ou não. Todo esse cenário será apurado e constatado, assim sendo, até o momento, o caso está em aberto. Caso seja confirmado de fato a responsabilização da empresa pelo crime ambiental, o próprio Batalhão irá aplicar a multa.

Ainda, a reportagem da Studio entrou em contato com a empresa acusada, que afirmou haver regularidade no tratamento, mas que algum advento teria feito com que o esgoto não saísse tratado em sua plenitude. Assim sendo, a própria empresa está observando seus arquivos de imagem buscando entender o que teria causado o desvio e afirmou, também, que o fluído presente nas imagens possuía tratamento, mesmo que não em sua totalidade como indicado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.