Museu de Nova Prata volta a receber visitas

A partir da elaboração de seu Plano Museológico que culminou com um Projeto Expográfico, mudanças significativas poderão ser observadas no museu, principalmente, quanto à exposição do seu acervo histórico e estrutura interna.

O espaço interno do andar principal do museu ganhou um memorial do seu patrono Domingos Battistel e o acervo histórico foi redistribuído. Nas demais salas do “Casarão Verde”, como também é conhecido o museu, “as peças expostas agora contam uma história com conexão entre elas”, explica o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Everson Marca.

O museu abrirá para visitação de segundas às sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas e o agendamento deve ser feito pelo telefone (54) 3242.8230. Serão seguidos protocolos como uso obrigatório de máscara, distanciamento físico e permanência no local.

Um pouco mais sobre o Museu Municipal Domingos Battistel

O Museu Municipal, foi instituído pela Lei Nº 1322 de 13 de Setembro de 1978, e denominado Museu Municipal Domingos Battistel através da Lei Nº 1747 de 23 de Dezembro de 1985, subordinado à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, obedecerá às disposições contidas nesta Lei.

Ele caracteriza-se como histórico e antropológico. Possui um dos mais completos acervos que retratam o período da colonização da região, especialmente retratando elementos do trabalho.

Arquivo Histórico fica na Casa da Cultura

Com a remodelação da ocupação física do Museu, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer assumiu em 2019 a conservação e guarda dos documentos e imagens do Arquivo Histórico Municipal em uma sala da Casa da Cultura Padre Adolfo Fedrizzi.

Mais de 10 mil fotos de atividades de diferentes administrações municipais; documentos de compra e venda de imóveis; atas de empresas e entidades; registros centenários em livros-caixa; os primeiros jornais de Nova Prata; álbuns de eventos e outros milhares de itens que ficam acondicionados em suas pastas e descritos em livros e não podem ser retirados, mas podem ser acessados na própria Casa da Cultura, para pesquisa, mediante agendamento, explica o secretário Everson Marca.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.