You dont have javascript enabled! Please enable it!

Notícias

Distanciamento Controlado: Serra permanece em bandeira laranja e cogestão começará a ser empregada nesta semana

Nesta segunda-feira (10), Eduardo Leite divulgou, em live nos canais oficiais do governo que, a região da Serra permanece na bandeira laranja, no modelo de Distanciamento Controlado. Tal cenário foi apresentado no mapa preliminar, exposto na última sexta-feira (07).

Essa classificação apresenta uma melhora nos indicadores, mesmo que, o alerta ainda deve permanecer. Em Veranópolis, o prefeito afirmou que medidas mais restritivas que a bandeira laranja não devem ser adotadas, ou seja, a partir de amanhã, dia 11 de agosto, os estabelecimentos do municípios poderão continuar trabalhando como na última semana.

Além disso, a cogestão, que garante mudanças no modelo de Distanciamento Controlado, deve começar a ser implementada a partir desta terça-feira (11). No Decreto Estadual divulgado nesta segunda-feira (10) deverá constar essas alterações.

Basicamente, o plano vai funcionar da seguinte forma: como de costume, na sexta-feira o governador exibirá o mapa preliminar. Posteriormente, os comitês regionais, os quais devem ser formados, se reunirão e irão delimitar se buscarão ou não flexibilizar/restringir. Diante disso, se por maioria (2/3 dos prefeitos) e com dados científicos a decisão for de buscar maior ou menor restrições, poderão ser adotadas mais flexíveis das delimitadas pelo governo estadual. A única restrição é que medidas mais flexíveis que a laranja não podem ser adotadas, ou seja, bandeira amarela está fora de cogitação.

Um exemplo pragmático: uma região classificada como bandeira vermelha na sexta-feira, pode classificar-se com medidas mais flexíveis, caso a maioria dos prefeitos da localidade concordem com essa mudança. A associação dos municípios, sendo assim, deve encaminhar, para o Estado, em 48h, um documento apresentando essa vontade e demonstrando condições para isso.

Retrospectiva das discussões da cogestão

Na segunda-feira (27), Eduardo Leite encaminhou um documento oficial para o presidente da Famurs, em que propunha maior liberdade de decisão aos prefeitos, em relação a flexibilizações ou restrições nos setores econômicos de seus municípios.

Alguns pontos, entretanto, não estavam sendo acordados por todas as associações municipais, sendo assim, consecutivas reuniões e debates foram realizados, para que, por meio do diálogo, pudesse haver um consenso.

Assim sendo, na última terça-feira (04), uma reunião foi realizada para definir de fato como seriam realizadas essas mudanças e quais seriam elas.

A partir dessa aceitação por parte dos município, o governo estadual começou a trabalhar na mudança do Decreto, as quais poderão começar a ser implementadas nesta semana.

Assista a live em que essas informações foram divulgadas

ATENÇÃO! Quer continuar receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte do novo grupo. Os grupos antigos deixaram de funcionar devido a uma atualização do WhatsApp.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

error: Este conteúdo é protegido