Dia do feirante: conheça os produtores que estão todos os sábados na Feira da Agricultura Familiar de Veranópolis

No dia 25 de agosto, comemora-se o dia do feirante. A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.

Em Veranópolis, uma tradicional feira acontece todos os sábados, na Praça XV de Novembro: a Feira da Agricultura Familiar, a qual busca valorizar os produtores do município. A comercialização começa cedo, por volta das 06h e termina próximo ao meio-dia. Para celebrar esse dia especial, conheça os feirantes que lá estão, todas semanas.

Jandir Produtos Ecológicos

Jandir dos Santos, agricultor há 35 anos, produz as verduras, legumes e frutas na sua propriedade em Barros Cassal. Todos os produtos possuem o celo orgânico. A família participa da feira desde que ela começou, em janeiro, antes disso, participavam da feira ecológica, que acontece no caramanchão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

O trabalho familiar, o amor pelos produtos e a força de vontade são as principais características desses feirantes, que demonstram muito carinho pela sua profissão.

Mel da Longevidade

Doraci Zanchetta e seu marido produzem mel e seus derivados, de forma artesanal. A fabricação é feita na agroindústria da família. Já fazem 12 anos que o mel é a fonte de renda da senhora e seu esposo, que organizam a produção em Monte Bérico. Doraci participa da feira desde que ela começou, em janeiro.

Com muita simplicidade e generosidade, Doraci atesta gostar muito do que faz e de comercializar esses produtos, além de afirmar com orgulho que é algo feito por sua família.

Aline Sassi: verduras

Aline Sassi é agricultora desde criança, mas começou a se dedicar mais ao trabalho há um ano. Ela, sozinha, produz verduras e legumes, os quais comercializa na feira. A moça planta seus produtos em Sapopema, onde fica localizada sua propriedade. Assim como os outros, Aline participa da feira desde que ela começou, em janeiro.

Com muito orgulho, a produtora afirma que é ela quem organiza a comercialização e a produção das verduras.

Embutidos Bés

Matheus Bés e sua família produzem, há um ano, os produtos coloniais que são vendidos na feira. Salame, codeguim, salsichão, torresmo, entre outros embutidos, podem ser encontrados na sua tenda. A produção é feita de forma artesanal, na agroindústria da família, localizada na Linha República. Os embutidos estão na feira desde que ela começou, em janeiro.

Com muito bom humor, os proprietários demonstram gostar do seu trabalho e de estar todas as semanas ofertando seus produtos para a comunidade.

Borba: verduras, frutas e legumes

Jaqueline Borba é a mais nova da família de agricultores, que já trabalham há 35 anos na produção. Ela e sua mãe, Izaura, estão todos os sábados na feira vendendo frutas, legumes e verduras. Tudo é produzido na propriedade da família na Capela de Nossa Senhora da Paz. Diferentemente dos outros produtores, os Borbas estão desde março comercializando na feira.

É nítido que há muito amor envolvido neste trabalho, visto que, passa de geração em geração, cativando todas as pessoas de todas as idades na família.

Agroindústria Tutti Delizzia

Biscoitos, tortas, cucas, pães e outros produtos coloniais são encontrados na tenda da Maria Luiza Fávero. A agroindústria Tutti Delizzia é familiar, produzindo os alimentos em São Roque. Desde janeiro, encontram-se na feira comercializando os alimentos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.