Dia do estudante: como está a vida desse grupo durante a pandemia

Neste dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I. Em 2020, porém, o dia é celebrado de uma maneira diferente, com o estudante longe da escola.

Neste momento em que as aulas estão sendo à distância, uma série de empecilhos se fazem presentes, visto que, nem todos tem a mesma possibilidade de acesso às mídias e aulas. Para entender mais sobre a realidade desse grupo, vamos relembrar a reportagem feita pela Studio no dia 27 de junho.

Realidade dos estudantes do Brasil

O Brasil é um país muito vasto e desigual socialmente. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) demonstrou que um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, número que representa 46 milhões de pessoas que não possuem acesso às redes. A partir deste dado, pode-se observar que, boa parte dos estudantes não estão tendo condições suficientes para realizar seus estudos.

O relato de um estudante veranense

Leonardo Luis Menegon, de 18 anos, era, na época, pré-vestibulando, mora em Veranópolis e conversou com a reportagem da Studio. O assunto que pairou nossa conversa foi a estrutura necessária de estudo, o momento que é naturalmente de tensão acrescido com este cenário complicado de pandemia, além de destacar quais são os principais desafios de um estudante.

O jovem atualmente, cursa Publicidade e Propaganda. A estrutura que ele e os colegas de curso possuem é boa, as aulas estão sendo transmitidas ao vivo todos os dias. São diversas plataformas disponíveis para o estudo, além dos materiais impressos, como livros. Leonardo observa seus privilégios e reforça que nem todos os alunos possuem as mesmas oportunidades que ele.

Uma questão positiva é que, neste momento, afirmou o garoto, os estudos estão sendo uma ótima saída para evitar apenas consumir as notícias e desfocar das questões negativas que cercam este cenário pandêmico. Além disso, afirmou que o estudo é extremamente importante atualmente, principalmente para reiterar a importância da ciência.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.