Detonações controladas serão realizadas na barragem Passo do Meio, neste sábado (8)

A partir de amanhã, sábado (8), a empresa Energética Campos de Cima da Serra Ltda inicia uma nova etapa para a abertura de uma das adufas (comportas) laterais da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, por meio de ações controladas com detonações.

O emprego dos explosivos foi autorizado pelo Exército Brasileiro e o plano de aplicação para a abertura da primeira adufa foi também liberado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS (Fepam). De acordo com a empresa, foi calculado que a vibração da detonação não deve causar transtorno adicional à estrutura da barragem.

Ao todo serão realizados três avanços, dois com detonação e um manual. A primeira detonação será realizada no sábado, dia 08/8, entre às 6h e às 18h. A segunda etapa está prevista para ocorrer entre às 18h de segunda-feira (10/08) e às 6h de terça-feira (11/08). Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a comporta da primeira adufa esteja aberta até o dia 12 de agosto. O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.

Através do Sistema de Comando de Incidentes instalado em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS vai atuar conjuntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar durante uma nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, que tem por objetivo garantir a segurança da população durante as detonações.

O Centro de Operações da Defesa Civil enviou na tarde de sexta-feira (7/8) um alerta via SMS e mensagens de texto individuais para os moradores das comunidades com edificações próximas ao rio e que estão na zona de impacto direto.

O trabalho de abertura das comportas laterais da barragem continua sendo realizado pela empresa Energética Campos de Cima da Serra LTDA, porém ainda sem prazo definido para conclusão. Os proprietários das edificações devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.

 Equipes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs),  Departamento de Recursos Hídricos e da Sala de Situação da Sema seguem monitorando a situação e o nível do rio das Antas nos pontos à montante e à jusante da barragem de forma permanente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.