Defesa Civil RS segue acompanhando as ações na barragem Passo do Meio

A Defesa Civil do Estado, por meio do Sistema de Comando de Incidentes, segue acompanhando todas as etapas e ações necessárias para abertura das adufas na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. Entre os dias 8 e 11 de agosto, a empresa realizou detonações controladas para abertura de duas adufas (comportas) laterais para redução no nível de água da barragem.

De acordo com o Coordenador Regional de Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, “a partir desta quarta-feira (12) estão encerradas as ações de varredura e prontidão das equipes de segurança pública na zona de impacto direto (ZID) da barragem em onze municípios”.

As varreduras foram realizadas nas áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo garantir a segurança da população durante as detonações. A operação início na madrugada de sábado (8) e mobilizou cerca de 100 militares integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar. 

Os proprietários das edificações ainda devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.

O processo de abertura das comportas laterais vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.