Defesa Civil e Bombeiros monitoram Barragem Laranjeiras entre Três Coroas e Canela

No dia 30 de julho, o Corpo de Bombeiro de Três Coroas foi comunicados pelas Empresas de Rafting e populares que uma comporta da barragem abandonada em Canastra-Laranjeiras, estaria vazando água. No local foi constatado que se trata da comporta da sala de máquinas. Imediatamente comunicamos o município de Canela para que nos auxiliassem na comunicação das autoridades competentes: Defesa Civil de Três Coroas e de Canela, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e Defesa Civil Estadual, para que nos fornecessem um parecer sobre o acontecido.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado e o DRHS (Departamento de Recursos Hídricos) constatou:

  • O extravasamento de água através de uma comporta da barragem, situa- se abaixo da casa de máquinas projetada, porém nunca instalada; a mesma, segundo relatório dos técnicos que foram a campo é, muito provavelmente, do tipo segmento;
  • Segundo relatos locais, este evento nunca fora observado e começou a ser percebido após as chuvas que atingiram o Estado no início do mês de julho;
  • A barragem é alvo de vandalismo, por exemplo, lançamento de rojões nas galerias e partes internas da mesma, segundo populares;
  • Provavelmente a situação foi desencadeada após as chuvas e que já se passaram mais de duas semanas desde que a pluviosidade intensa cessou, o risco de esvaziamento completo da barragem é mínimo.

A Defesa Civil do Município de Três Coroas, está fazendo monitoramento diário na Barragem das Laranjeiras para que se possa observar alguma modificação no vazamento e mantermos informada a população de Três Coroas e as autoridades competentes, caso ocorra alguma alteração.

Ainda, a defesa civil informa que se esta barragem estivesse em funcionamento, este volume de água que está saindo na comporta seria normal, bem como, informar que estamos atentos aos acontecimentos da Barragem de Laranjeiras e qualquer modificação no quadro atual será amplamente e imediatamente divulgado.

Augusto Dreher
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.