Conhecendo os pré-candidatos à prefeitura de Veranópolis: quem é Moisés Pertile?

Em 2020, mesmo em meio a pandemia de coronavírus, será realizada as eleições que decidirão quem ocupará os cargos do executivo e legislativo municipal do ano de 2021 até 2024. O pleito está agendado para 15 de novembro, data diferente da tradicional, por conta do momento atípico que o Brasil e o mundo estão vivenciando.

Por conta desse evento máximo da democracia, movimentações políticas já começaram a ser realizadas e nomes de pré-candidatos já estão sendo expostos em Veranópolis. Para conhecer a fundo a vida desses indivíduos que colocaram seus nomes disponíveis ao partido e que possivelmente serão os candidatos à prefeitura da Terra da Longevidade, três reportagens foram organizadas pela Studio. O segundo candidato, obedecendo a ordem alfabética, será Moisés Pertile (PSD).

Quem é Moisés Pertile?

Definir-se nunca é uma tarefa fácil, entretanto, é essencial para que os políticos possam apresentar-se a seu eleitorado. Para sua apresentação, o pré-candidato fez uma retrospectiva de sua vida: Moisés tem 51 anos, nasceu no interior de Vila Flores e, posteriormente, veio para Veranópolis com sua família. Pertile iniciou seus estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, posteriormente foi para o Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, concluindo o ensino médio e técnico em agropecuária no Colégio Agrícola. Ele é formado em Tecnologia em Horticultura na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e concluiu seus estudos com uma pós-graduação no tema do uso racional dos recursos hídricos e seus reflexos no meio ambiente, na Universidade Federal de Viçosa. Foi professor e atualmente é empresário.

– nós sempre estivemos envolvidos no contexto comunitário – afirmou.

No ramo político Moisés era, até ter sido descompatibilizado do cargo recentemente por conta do período eleitoral, Secretário Parlamentar Regional do Deputado Danrlei.

Moisés Pertile (PSD) em entrevista à Studio

Retrospectiva política

Moisés já participou de outras eleições. Em 2004 candidatou-se pelo PTB a vereador de Veranópolis, sendo eleito com cerca de 480 votos. Na sequência, em 2008, buscou a reeleição pelo mesmo partido, tendo êxito e aumentando sua taxa de votos. Na metade desse mandato, mudou de partido, indo para o PSD. Com ele, em 2012 foi novamente eleito como vereador, chegando aos quase mil votos.

Em 2016, foi candidato a prefeito, com o vice Bortoli (Progressistas), mas não foi eleito. Neste ano de 2020, tem uma grande intenção a candidatar-se, anunciando sua pré-candidatura ainda em 2019.

Como avalia a administração atual?

Boa. Esse foi o termo usado por Moisés. Segundo ele, a gestão atual foi positiva por ter ocorrido um crescimento na cidade. Entretanto, reforça sistematicamente que é importante que haja a alternância de poder, em que a oportunidade seja dada, também, para outras pessoas. Além disso, reitera que mesmo como oposição auxiliou a construir o trabalho nesses quatro anos.

O que Moisés espera do futuro de Veranópolis?

O pré-candidato afirma que algumas questões devem ser melhoradas, que o progresso deve continuar acontecendo e, novamente, reforça a necessidade da reformulação das ideias.

– cada um faz aquilo que pode dentro da legislação e com suas ideias – concluiu Moisés sobre o que pensa do futuro e do ato de ser gestor.

A candidatura: poderá haver mudanças na chapa do Progressistas?

Ainda é pensada uma frente única de oposição ao governo municipal atual. Os partidos têm até o dia 26 de setembro para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, ou seja, ainda há algum tempo para que essas situações sejam definidas. Moisés que é presidente do partido e o seu vice-presidente, Ildemar Bataglion não descartam a possibilidade de uma possível junção com outros partidos de oposição, entretanto, afirmam não abrir mão do cargo de prefeito.

Veja a entrevista de Moisés, na Studio, como pré-candidato

Relembre a primeira entrevista de Moisés como pré-candidato, ainda em 2019

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.