Círculo TEAmo de Nova Prata busca aprimorar espaço multidisciplinar para tratamento de pessoas com autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Essa condição demanda diversos tratamentos para que o indivíduo portador consiga se desenvolver. Para a integração e aprimoramento desse tipo de cuidado com os autistas na região da Serra, o Círculo TEAmo, de Nova Prata, busca implementar um instituto, para que a atenção necessária seja voltada para esses indivíduos.

No momento, ainda há uma demanda não suprida em relação a um tratamento integrado, para que os portadores do transtorno possam fazer todas as atividades necessárias em um só lugar, pois, mudanças consecutivas de locais de consultas dificultam a evolução e adaptação do autista.

A partir dessa necessidade surgiu o Círculo TEAmo, espaço multidisciplinar, fundado pela Marli Gazzoni, mãe de uma criança autista e Diogenes Lorenzet, psicopedagoga. Ele busca exatamente essa integração, para que o desenvolvimento dessas pessoas possa se dar de forma mais efetiva e adequada. Atualmente, o local já existe, entretanto, em um espaço pequeno no município de Nova Prata. O objetivo, então, é que com a parceria de empresas e poder público o espaço maior possa ser construído e venha a servir como referência na região, podendo auxiliar pessoas de outros municípios.

– busca um elo entre as terapeutas, a família e a escola – afirmou Caciane, primeira tesoureira do instituto e mãe de um menino autista.

Os atendimentos contarão, principalmente, com fonoaudiólogas, musicoterapia, arteterapia e também, como um sonho afirmou a psicopedagoga Diogenes, ecoterapia.

Atividades estão sendo desenvolvidas neste momento, como brechós e pedágios, buscando juntar recursos. Além disso, contatos estão sendo realizados com outros institutos, poder público e empresas, com o objetivo de evoluir o projeto.

– quanto mais a gente conseguir fazer os nossos anjos azuis se tornar independentes, menos a sociedade vai precisar tomar conta deles – finalizou Caciane.

Para contato, o telefone da Presidente Marli Gazzoni é o (054) 991004477 e o da psicopedagoga e Vice-presidente, Diogenes Lorenzet é o (054) 999100868. O Círculo encontra-se, também, no Facebook.

Veja a entrevista com representantes do Instituto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.