Bandeira laranja em Veranópolis: prefeito fala sobre o momento atual e o futuro do município

Depois de três semanas em bandeira vermelha, a região da Serra voltou para a bandeira laranja, situação que possibilita maior flexibilização nos setores econômicos. Sobre esse novo cenário, o Prefeito de Veranópolis pronunciou-se, nesta terça-feira (04), em entrevista à Studio.

Momento atual: bandeira laranja

Após ser notada uma melhora dos índices da região, o governador foi sensível às reivindicações da Serra, dando o que o prefeito definiu como um “voto de confiança” à localidade, para que possa ser desenvolvida as atividades econômicas de forma menos rígida. Diante disso, Waldemar agradece a classificação de bandeira do município a Leite e afirma que é uma posição coerente, visto que, dessa forma o município poderá equilibrar a economia com a saúde.

Nessa semana, a cidade deverá seguir o regramento da bandeira laranja, sem grandes alterações em relação a bandeira intermediária, que vigorava na última semana.

Esta última, por sua vez, foi implementada pelo poder público na sexta-feira (31) e vetada pelo Ministério Público e poder judiciário ainda no domingo (02). Em relação a conduta do MP, Waldemar posicionou-se contra pois, segundo ele, não levou em conta a busca pelo equilíbrio entre saúde e economia.

Futuro: o que aguarda o município na próxima semana?

Na próxima semana o município poderá se manter ou na bandeira laranja ou avançar para a bandeira vermelha, dependendo dos indicadores. O mapa preliminar e o definitivo são anunciados pelo governo estadual, respectivamente, na sexta-feira e segunda-feira.

Entretanto, há uma possibilidade de mudança nos alicerces do Distanciamento Controlado,visto que, uma proposta de maior autonomia para os prefeitos está sendo discutida entre Estado e associações municipais.

Waldemar, particularmente, coloca-se a favor dessa medida. Na manhã desta terça-feira (04), enquanto acontecia a entrevista com De Carli, o Presidente da AMESNE e Prefeito de Cotiporã José Carlos Breda participou de uma reunião com o Governador Eduardo Leite, FAMURS e outras associações de municípios para tratar sobre essas alterações.

Conforme a decisão da maioria dos participantes, ficou acordado que o governo alterará o seu decreto, permitindo que cada região forme seu comitê e, assim, determine seus protocolos intermediários quando a região estiver classificada na bandeira vermelha ou preta. Além disso, foi discutida a possibilidade de abertura do comércio e restaurantes, quando a região estiver na bandeira vermelha.

Sendo assim, ainda nessa semana, serão divulgadas mudanças no modelo, o que poderá afetar diretamente a situação da região na próxima classificação, isto porque, mesmo que a localidade seja classificada na vermelha, poderá adotar protocolos intermediários e mais flexíveis.

Veja a entrevista completa que abordou esse e outros assuntos pertinentes referente ao município veranense

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.