Violência contra a mulher: em meio a isolamento social, número de casos não apresenta aumento em Veranópolis

Uma das preocupações neste período de isolamento social, é o aumento de casos de violência contra a mulher e a maior dificuldade de denúncia destas agressões, visto que, passando mais tempo em casa, a vítima está mais exposta ao agressor e possui menos recursos para denunciar.

Aumento de casos no Brasil

No Brasil, houve um aumento significativo de denúncias. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), em abril, quando o isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019.

Situação de Veranópolis e região

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Veranópolis, que atende o município e região, o número de casos de violência contra a mulher não teve grandes mudanças do ano de 2019, apresentando, em alguns casos, até diminuição.

A mesma situação pode ser observada em âmbito estadual, em que os indicadores também parecem manter a média do ano passado para o mesmo período.

O que explicam esses números?

Segundo a Isto é, o aumento da violência doméstica escapa das estatísticas dos órgãos de segurança pública. A razão é que, isolada do convívio social, a vítima fica refém do agressor e impedida de fazer um boletim de ocorrência na delegacia. “A queda que houve nos boletins de ocorrência e processos no período de pandemia não corresponde à realidade das agressões”, alerta a promotora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Como ajudar?

Diversas campanhas estão sendo promovidas pelo Brasil, para poder auxiliar as vítimas. Neste período de distanciamento, um local bastante frequentado pelas pessoas são as farmácias. Assim sendo, campanhas como um traço vermelho na palma da mão, ou pedir por uma máscara roxa para a atendente das drogarias, são formas sutis de pedir ajuda. Diante desses sinais, a funcionária do local faz a denúncia e auxilia aquela mulher a não continuar mais sofrendo aquela situação.

O canal 180 é especializado para denúncias deste tipo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.