Polícia Civil desarticula organização especializada em furtos de caminhões em todo o território gaúcho

Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Civil desarticulou uma organização criminosa especializada em furtos de caminhões em todo o território gaúcho, resultando na prisão temporária de um casal por furto qualificado, rompimento de obstáculo à subtração da coisa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Durante a ação, decorrente do cumprimento de mandados de busca e apreensão em São Leopoldo, nos bairros Campina e Scharlau, e em Novo Hamburgo, nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso, outro indivíduo também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Conforme apuração realizada durante as investigações, a organização criminosa efetuou furtos recentes nos municípios de Lajeado, Encantado, Serafina Corrêa e Venâncio Aires. Todas as empresas vítimas trabalhavam no ramo da construção civil e de estruturas. A forma de atuar do grupo era sempre a mesma, consistindo em uma análise e um reconhecimento do local do furto previamente. Os criminosos, os quais agiam entre três e quatro pessoas, escolhiam veículos que possuíam equipamentos guindaste e utilizando uma chave micha, arrombavam e os subtraíam. Ainda, foi constatado que os criminosos utilizavam roupas características de motoristas do ramo.

As investigações apuraram também que os veículos utilizados para reconhecimento e transporte dos criminosos no dia do crime eram locados em nome da mulher, a qual possui uma empresa no ramo de transporte e guincho com seu companheiro, ambos presos na ação de hoje. Essa companhia estava sediada em São Leopoldo e no furto cometido em Encantado, após abandonarem o caminhão, os integrantes da organização criminosa utilizaram o próprio caminhão da empresa de fachada para transportar o veículo locado, para não levantarem suspeitas. Em pelo menos duas oportunidades, logo após os furtos, os criminosos efetuavam contato com as vítimas e exigiam resgate pelo veículo subtraído. Em outras, os veículos eram vendidos em Santa Catarina. O casal possui antecedentes por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e furto qualificado. A ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Guaporé e Encantado.

Maiores informações podem ser verificadas com a Delegacia de Polícia de Serafina Corrêa, telefone 54 3444-1214, e com as Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo – 3574-0424 e de Lajeado – 51 3714-4489.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.