Petrobras divulga relatório operacional do segundo trimestre

A Petrobras divulgou, na noite desta terça-feira (21), o resultado operacional referente ao segundo trimestre deste ano. Apesar da crise econômica mundial, a companhia conseguiu resultados positivos no período, que já reflete os resultados da pandemia e da quarentena no país, iniciada a partir da terceira semana de março.

“A Petrobras enfrentou, no segundo trimestre deste ano, uma crise sem precedentes na indústria, com queda acentuada no valor do [petróleo tipo] brent, forte diminuição de demanda e excedente de produtos no mercado. Mesmo nesse contexto desafiador, a companhia apresentou um sólido desempenho operacional no período, tendo reagido rapidamente aos desafios impostos pela pandemia e a recessão global”, informou a estatal em nota.

A produção média de óleo e gás natural no segundo trimestre, segundo a Petrobras, foi de 2,802 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 6,4% maior do que a registrada no mesmo período no ano passado e ficou 3,7% abaixo em comparação ao primeiro período deste ano.

“No mês de abril, iniciativas integradas de logística e marketing permitiram o crescimento das exportações, o que compensou a redução da demanda doméstica por combustíveis. Com essas iniciativas, a Petrobras alcançou recorde de exportação de petróleo, atingindo a marca de 1 milhão de barris por dia”, destacou a companhia.

Por conta da diminuição das atividades internas no país, no refino, a produção foi significativamente impactada pela redução da demanda, principalmente em abril, quando fator de utilização chegou a 59%. A recuperação gradual do consumo interno e a exportação de bunker, um tipo de óleo pesado, usado em navios, e óleo combustível, permitiram que o fator de utilização do refino retornasse aos patamares anteriores à pandemia, alcançando 74% e 78%, nos meses de maio e junho, respectivamente. A exportação de derivados também subiu 22% em relação ao trimestre anterior.

Informações: Agência Brasil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.