Nova Prata contabiliza prejuízos causados pelo temporal

Um dos maiores prejuízos causados pelo temporal do final de semana foi na granja da família de Rogério Dall’Agnol, na comunidade de Santa Terezinha. Cerca de 35 mil aves morreram quando dois aviários foram alagados pelas fortes chuvas.

Rogério conta que a água começou a entrar nos aviários pelas 23h50min do sábado, 11, e pelas 00h10min do domingo, já não tinha mais nada; “foi um fenômeno surreal o que aconteceu na granja”, descreve ele.

Segundo registros na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Nova Prata, é recorde histórico o número de aves mortas ao mesmo tempo. A partir do fato, técnicos da empresa ao qual o empresário era integrado estiveram no local e orientaram procedimento de descarte das aves seguindo, principalmente, regras ambientais.

A família está organizando um mutirão para a terça-feira, 14, à tarde para limpeza dos aviários e fica o apelo para quem quiser colaborar com ela neste trabalho, pois são cerca de 70 mil quilos de aves que precisam ser descartadas. Máquinas da Prefeitura também irão trabalhar no local auxiliando na limpeza dos aviários e na abertura de valas.

Na granja da família de Cláudio Aiolfi, na comunidade Santa Catarina, outro aviário foi invadido pela água, porém não haviam aves no local e os prejuízos foram somente estruturais.

De acordo com registros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Prata, o acumulado de chuvas entre os dias 07 e 12 de julho, já chega a 310mm, sendo 140mm entre os dias 11 e 12; e mais 170 mm entre terça e quarta-feira.

Atualizações das obras nas estradas

A Secretaria de Obras e Infraestrutura de Nova Prata continua trabalhando em reparos feitos pelos estragos feitos pelo temporal da madrugada do domingo, 12.

Estradas das comunidades de Santo Isidoro, Santa Terezinha, Gramado e Gramadinho já tiveram reparos feitos e podem ser trafegadas.

No centro da cidade, na avenida Presidente Vargas, uma equipe trabalha no reparo de uma tubulação que foi prejudicada.

Ainda hoje, a Prefeitura pretende trabalhar também no bairro Pôr do Sol, onde houveram ocorrências causadas pelo temporal.

Solidariedade é fundamental

Algumas famílias no bairro Sagrada Família e Retiro continuam desabrigadas e doações tanto de móveis como de roupas podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, no bairro Santa Cruz. O telefone para agendamento de coleta das doações pode ser feito pelo telefone (54) 3242-8279, em horário comercial.

Não há registros de pessoas feridas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.