Governo dá aval a protocolo da FGF e autoriza retomada do Gauchão Ipiranga 2020

A bola já tem data para voltar a rolar no Gauchão Ipiranga 2020. Suspenso desde 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus, o campeonato estadual será retomado em 23 de julho. Os treinos com contato físico estarão liberados a partir da próxima segunda-feira (13), desde que haja o aval das prefeituras.

A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), após novo encontro entre o governador Eduardo Leite e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman. Mais cedo, em transmissão ao vivo, o chefe do Executivo comunicou que o Comitê Científico havia concluído a análise do protocolo de retorno e conclusão da competição. Presencialmente, a FGF recebeu a sinalização positiva do Piratini.

O documento elaborado pela diretoria da Federação segue à risca as recomendações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias. O plano reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas (veja abaixo).

Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes, jogos com portões fechados, testagem de todos os envolvidos e orientações que vão desde a concentração dos atletas até as entrevistas que sucedem os confrontos.

A viabilização da conclusão do Campeonato Gaúcho passou por uma série de reuniões até a aprovação. Com representantes do Piratini, foram quatro compromissos oficiais.

Em 5 de maio, o presidente Luciano Hocsman esteve reunido com o governador Eduardo Leite. Depois, foram mais dois encontros com o secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas. O primeiro em 8 de junho, na sede da FGF, e o segundo dez dias depois, na Casa Civil e com a presença do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal. O mais recente e que selou a volta do futebol no Estado ocorreu há instantes, no Palácio Piratini.

Com os representantes dos 12 clubes que disputam o Gauchão Ipiranga 2020 foram mais seis datas, da determinação da suspensão temporária à aprovação da proposta com deliberações para o retorno do estadual. O contato com os filiados, no entanto, se estendeu para além da formalidade da agenda e foi intensificado em um aplicativo de troca de mensagens instantâneas com a presença dos presidentes das equipes.

Três rodadas da Taça Francisco Novelletto Neto foram disputadas. O grupo A é liderado pelo Inter, com sete pontos. Na outra chave, o Grêmio, com 100% de aproveitamento, é o primeiro colocado. A Taça Cel. Ewaldo Poeta (1º turno) foi vencida pelo Caxias.

Veja, ponto a ponto, o protocolo de retorno do Gauchão Ipiranga 2020:
Link: Download

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.