Da seca para a enchente: o impacto das mudanças climáticas na cidade e no campo

Nesta sexta-feira (10), o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Veranópolis, Romeo Mattielo Tedesco e o Agricultor Volmir Menegon falaram, em entrevista à Studio, sobre as implicações das mudanças climáticas na cidade e no campo.

A questão da infraestrutura na cidade

Em relação a cidade, Romeo afirmou que as grandes precipitações geraram alguns problemas pelas grandes precipitações. Diversas estradas foram prejudicadas, com deslizamentos e queda de árvores. No momento, o Secretário afirmou que se encontra tudo praticamente arrumado, sendo apenas necessário que algumas melhorias sejam feitas nas vias, que ficaram debilitadas pelas fortes chuvas.

Em relação a drenagem do município, alguns problemas pontuais foram registrados, mas nada de grande magnitude ou gravidade.

Em relação ao reservatório da Corsan, neste momento, está com água em excesso, situação paradoxal, visto que, há alguns meses, o racionamento estava sendo necessário.

Os problemas no campo

Volmir, agricultor que produz frutas, entre elas pêssegos e bergamotas, e possui um aviário, disse que a estiagem que acometeu o município no início do ano, foi agressiva de uma forma que não se via a anos. Esta situação prejudicou suas plantações e de muitos vizinhos, sendo necessária serem encontradas estratégias para que o fornecimento de água fosse feito, mesmo que de forma insuficiente.

Nestes últimos dias, entretanto, um grande volume de precipitação foi registrado, fazendo com que água em excesso chegasse no campo, situação que é menos negativa que a seca, contudo, também gera danos para a produção.

Confira o bate-papo na íntegra

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.