Confiança do industrial gaúcho continua baixa, mas expectativa melhora para os próximos seis meses

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) cresceu na pesquisa divulgada, nessa quarta-feira (22), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Passou de 42 pontos, em junho, para 49,1, em julho, a segunda alta expressiva seguida (17,1 pontos) após a queda histórica (-34,9) dos três meses anteriores.

Porém, como o índice, que varia de 0 a 100, continua abaixo de 50 pontos, mostra falta de confiança ainda predominante entre os empresários, embora em recuperação. “A melhora da expectativa entre os industriais decorre da crença na continuidade do equilíbrio das medidas de isolamento social e no retorno gradual das atividades, que pode ser abalada, porém, diante da possível reversão desse processo no Estado.

Assim, apesar do avanço, o baixo nível da confiança de julho sinaliza uma recuperação muito lenta da indústria nos próximos meses. O resultado revela que o setor segue enfrentando imensas dificuldades com a recessão econômica imposta pelas medidas de contenção da pandemia”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Embora tenha crescido de 26,9 para 35 pontos de junho para julho, o Índice de Condições Atuais, abaixo de 50 pontos, revela uma percepção de piora menor, mas ainda bastante disseminada na indústria gaúcha. O percentual de empresários que apontaram piora na economia brasileira caiu de 86,6% em junho para 78,2% em julho, elevando o Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira de 20,9 para 27,8 pontos no período. O Índice de Condições das Empresas mostrou o mesmo comportamento, subindo 30 para 38,5 pontos.

O Índice de Expectativas para os próximos seis meses subiu pelo terceiro mês seguido e alcançou 56,2 pontos, 6,7 acima de junho, retornando ao terreno positivo, acima de 50, após três meses abaixo. Entre junho e julho, o Índice de Expectativas da Economia Brasileira aumentou de 43,3 para 50,4 pontos, saindo de uma visão pessimista para um ligeiro otimismo. Esse resultado reflete o aumento da proporção de empresários confiantes, que cresceu dez pontos (23,9% para 33,7%) e a redução de pessimistas, que caiu 14 (41,8% para 27,5%). Com isso, aumentou também o otimismo com o futuro das empresas, cujo Índice de Expectativas subiu de 52,6 para 59,2 pontos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 13 de julho com 193 empresas, 39 pequenas, 65 médias e 90 grandes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.