Campanha Máscara Roxa será implementada no município de Veranópolis

A Campanha Máscara Roxa é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres e permite que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem seus agressores em farmácias. Essa modalidade de denúncia será implementada em Veranópolis. Sobre isso, a Coordenadora e Psicóloga do Creas, Marcela Guindani, realizou esclarecimentos em entrevista à Studio.

A necessidade desse tipo de campanha surgiu, pois nesse momento de distanciamento social, as mulheres passam mais tempo com seus agressores, situação que dificulta muito as denúncias. Assim sendo, a farmácia, por ser um local fortemente frequentado nesta pandemia, pode ser o único canal de solicitação de ajuda.

Os atendentes receberão capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

O estabelecimento receberá o selo “Farmácia amiga das mulheres”, que sinalizará que aquele local pode ser usado para denúncias.

Veja a entrevista completa com Marcela em que o tema é detalhadamente abordado

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.