ÁUDIO | Presidente da AMESNE fala sobre os recursos apresentados pela Associação ao Governo do Estado

O Presidente da Amesne e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, falou, em conversa com a reportagem da Studio, sobre os recursos apresentados pela Associação ao Governo do Rio Grande do Sul, buscando fazer com que a Região da Serra Gaúcha volte para a bandeira laranja, visto que, a localidade foi classificada como vermelha, pelo modelo de distanciamento controlado, na última sexta-feira (10).

Na oportunidade, Breda afirmou que no sábado (11) um estudo foi realizado juntamente com Observatório Regional da Saúde, o qual apresenta, segundo ele, um recurso muito bem fundamentado através de seis itens. Atestou, também, que esta reivindicação surge, pois, acredita que a “nossa região da Serra não merece estar na bandeira vermelha porque ela demonstra que tem estabilidade, tem condições de atendimento ao COVID 19”.

Em relação a esses itens, José Carlos começou citando a estabilidade da região, tanto em leitos clínicos, como também em leitos de UTI. Sobre este último, afirmou que no sábado à noite havia 85 leitos vagos, já hoje, domingo, há 88 leitos vagos. Em relação a este ponto, reafirmou a dificuldade que os prefeitos da região estão tendo economicamente para a manutenção, visto que, cada leito de UTI custa em média, por dia, R$ 3.000, ou seja, há um gasto de aproximadamente R$260.000 diariamente neste setor. Disse, também, que a piora da Serra Gaúcha deve-se, a uma piora em todo o estado.

Outra indicação, afirmou Breda, é que neste período da COVID-19 em relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento no desemprego de mais de 72%, ou seja, 23.350 pessoas perderam seu trabalho. Sobre isso, afirmou que as pessoas podem acabar tendo enfermidades por conta do desemprego, validando-se de um estudo da revista The Lancet. Além disso, atesta que o modelo de distanciamento controlado deve ser reformulado e aprimorado.

Por fim, afirmou que “nós estamos muito convictos de que mais uma vez, se houver a sensibilidade, o governo do estado vai reconhecer isso para Serra Gaúcha” e concluiu dizendo que “esperamos que tudo isso convença a equipe do Governo do Estado a considerar que a Serra Gaúcha está enfrentando a pandemia e também tem absolutas condições, eu afirmo, de continuar trabalhando na bandeira laranja”.

Ouça o pronunciamento na íntegra de José Carlos Breda

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.