Após frio intenso, meteorologia prevê novo veranico para o RS

Segundo a Sigma Meteorologia, entre quarta e quinta-feira (30), a massa de ar frio de origem polar deve seguir atuando sobre o estado gaúcho, Uruguai e em boa parte de SC, mantendo o tempo estável, com condição de tempo seco em todas essas áreas. Esse mesmo sistema deve favorecer um intenso resfriamento por perda radiativa entre as duas noites e madrugadas, condição esta que deve fazer com que as temperaturas fiquem próximas ou abaixo dos 0°C em vários pontos do estado, em todo o Uruguai e em áreas da Serra Catarinense, inclusive com formação de geada até mesmo forte em diversos pontos (confira as projeções em mapa).

A partir de sexta-feira e o decorrer do final de semana, teremos elevação nas temperaturas na faixa oeste de SC e do PR e em grande parte do RS devido a mudança do escoamento nos altos níveis da atmosfera.

Com base na análise das últimas simulações de diversos modelos numéricos de previsão do tempo, verifica-se uma possível configuração de um bloqueio atmosférico do tipo crista estendida a partir do dia 3 de agosto que deve perdurar por alguns dias favorecendo a caracterização de um novo episódio de veranico sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e grande parte da Argentina.

Veranicos são fenômenos relativamente comuns de ocorrerem ao longo do inverno, porém quando ocorrem com mais frequência, acabam prejudicando culturas frutíferas de clima temperado, como é o caso dos pessegueiros, oliveiras, videiras, entre outras.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.