Nesta semana do meio ambiente conheça os tipos de energia renovável

Nesta semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual possui por objetivo o desenvolvimento da conscientização sobre a importância do uso correto e moderado dos recursos naturais.

Em relação a data, entenda a importância da energia renovável. Ela conceitua-se como a energia obtida de fontes que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem. O rápido esgotamento das fontes de energia, o aumento do consumo de combustíveis e a contaminação do meio ambiente, são alguns motivos que levam a humanidade a buscar opções de energia mais abundantes e menos poluentes chamadas de energias alternativas ou renováveis.

Um dos tipos é a energia solar, a qual é uma fonte de energia limpa e barata. Sua utilização não traz danos para o ambiente e representa uma opção bastante viável. As estações de captação ou painéis solares de energia já são usados amplamente para o aquecimento de água e a obtenção de eletricidade.

A energia eólica é a energia dos ventos, é abundante fonte de energia renovável e disponível em todos os lugares do mundo. É gerada por meio de aerogeradores, onde a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.

Além dessas, há a hidreletricidade que é obtida pelo aproveitamento do movimento da água dos rios. A energia elétrica assim obtida é uma fonte não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o represamento da água.

Por fim, existe, também, a energia da biomassa que é obtida através de tecnologias que permitem converter em energia uma variedade de produtos como plantas, excrementos, madeira, resíduos agrícolas e até o lixo. Os produtos são transformados em energia, por meio de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas. No Brasil, a cana de açúcar é utilizada para produção do etanol.

Existem ainda: a energia geotérmica é obtida através da energia que provém do calor do interior da Terra; a energia dos oceanos consiste na transformação da energia contida nas ondas do mar em energia elétrica e a energia do hidrogênio é obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e liberando energia que é convertida em eletricidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.