Ministério da Agricultura libera trânsito de animais entre o RS e os Estados do Paraná e do Bloco I

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou na quarta-feira (3/6) o trânsito de bovinos e bubalinos entre o Rio Grande do Sul e os Estados do Paraná e do Bloco I, que inclui Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso. A medida deve minimizar os impactos das restrições impostas em dezembro do ano passado e abril deste ano, sem prejuízo das garantias sanitárias que fundamentam o pleito brasileiro.

No Ofício 121/2020, o ministério considera que estes Estados e regiões estão em fase de transição, cumprindo os requisitos necessários para o pleito de zonas livres de febre aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com regramentos e controles sanitários consonantes.

“A liberação do trânsito para estes Estados é uma demanda da secretaria encaminhada ao Ministério da Agricultura. Uma excelente notícia, já que aproximadamente 50% do gado em pé é comercializado para o Paraná”, afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Este ofício anula as Instruções Normativas SDA 37, de 27 de dezembro de 2019, e 23, de 29 de abril de 2020, que proibiam o ingresso e a incorporação de animais vacinados entre o Rio Grande do Sul e esses Estados.

Santa Catarina e Paraná já são considerados Estados livres de aftosa sem vacinação. O Rio Grande do Sul está buscando o mesmo status. Em agosto, uma auditoria do Mapa deve avaliar a condição sanitária do Estado.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.