Família de Protásio Alves troca cultivo do fumo por produção leiteira

Na Linha Oitava Turvo, interior de Protásio Alves, a Família Martello cultivou fumo por mais de 30 anos. Atividade financeiramente lucrativa, porém, desgastante no dia a dia, tanto na exigência de mão-de-obra como de ressalvas na propriedade para garantir a qualidade do produto que era entregue à empresa fumageira.

Em maio de 2019, Vilmar, Larissa e três filhos decidiram partir para a atividade leiteira, adquiriram sete vacas e pretendem aumentar o plantel.

Temos a mesma dedicação ao trabalho, no entanto, não há exigências em tempo integral como no cultivo do fumo – comenta Larissa, enquanto o pequeno Diogo brinca feliz, próximo aos pais.

O casal comenta que a produção de leite poderia ser mais rentável, pois, segundo Vilmar, o preço do litro (que varia de R$ 1,30 a R$ 1,35) não acompanha o reajuste dos insumos. A produção chega a 3 mil litros/mês.

Na propriedade, a família também cultiva milho para consumo interno na alimentação dos animais e cria suínos que são vendidos ainda pequenos para outros produtores locais que trabalham com a engorda de leitões.

Qualidade de vida é o que se observa na propriedade rural que logo terá acesso asfaltado, tem conexão à internet e recebe subsídios do Município quando da necessidade de máquinas para silagem ou obras relativas à produção agrícola e pecuária.

NO MUNICÍPIO: em Protásio Alves são 81 famílias que atuam na produção leiteira. No mês de maio, foram produzidos 553.966 mil litros de leite e entregues a cooperativas do setor, segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura.

DESAFIO DO LEITE: surgiu nas redes sociais com vários participantes da região, o desafio de beber um copo de leite e publicar o vídeo. Conforme alguns participantes, o objetivo é o de incentivar o consumo e, assim, fomentar a economia primária.

Fotos: Sonia Reginato/C+C

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.