Entenda os motivos para 12 de junho ser o dia dos namorados no Brasil

Nesta sexta-feira (12), é o Dia dos Namorados no Brasil, evento muito esperada pelos casais. Entretanto, diante deste dia especial, surge uma dúvida: por que esta data foi escolhida no Brasil, sendo que nos outros países do mundo comemora-se em fevereiro? A resposta é simples, a motivação comercial.

Celebração no Brasil: “reaquecimento” das vendas de junho

A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria, em 1948, instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho foi escolhido porque era um mês com poucas vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

A propaganda foi instituída, então: “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro.

Entretanto, a data virou nacional apenas no ano seguinte, em 1949.

A celebração nos Estados Unidos e na Europa

A origem do Valentine’s Day (Dia de São Valentim), celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, antes da execução, escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas.

Fonte: Wikipédia e BBC Brasil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.