Dia Mundial do Doador de Sangue: entenda como doar e ajudar as pessoas que necessitam em Veranópolis

Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que serve para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e agradecer aos doadores por suas doações voluntárias e que salvam vidas. Por conta disso, a reportagem da Studio entrou em contato com o Laboratório do Hospital São Peregrino Lazziozi para entender como pode ser feita a doação e como funciona o processo.

Doação de Sangue em Veranópolis

No momento, segundo informações do Laboratório Veranense, os hemocentros estão se organizando em relação as medidas sanitárias e o município de Veranópolis está conseguindo manejar suas demandas sem a necessidade de doações significativas, principalmente pela diminuição da demanda do sangue.

Para aqueles que possuem interesse em doar, os locais de coleta são os hemocentros de Caxias do Sul, porém, uma agenda divulgada no início do ano aponta os meses em que uma unidade móvel se direciona até a Terra da Longevidade para que as pessoas não precisem se locomover para doar. O habitual é que esta campanha ocorra em setembro ou outubro, entretanto, por conta do Coronavírus, a coleta deste ano não está definida.

A Prefeitura de Veranópolis também disponibiliza transporte gratuito, caso grupos de pessoas se interessem em doar. O indivíduo que faz a doação deve informar para que paciente está realizando a doação, para que as bolsas sejam debitadas da “conta” da cidade.

A maior demanda é pelo sangue tipo O com Rh negativo. Um dado interessante informado pela responsável do laboratório é que, um doador de sangue pode auxiliar cerca de cinco pessoas, demonstrando a importância da doação e como ela pode salvar vidas. “Se todo mundo doar, nunca vai faltar”, finalizou.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: estar alimentado – evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue; caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher; o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Mais detalhes sobre os requisitos para a doação de sangue estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, saiba mais clicando aqui.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.