Dia 28 de junho celebra-se o Orgulho LGBT: conheça o que significa esta data

Neste dia 28 de junho, celebra-se o Orgulho LGBT, do qual fazem parte lésbicas, gays, bissexuais, trans e, por vezes, outros grupos tipicamente ligados à comunidade LGBT.

Por que esta data é símbolo do orgulho LGBT?

A data marca o episódio ocorrido no bar novaiorquino Stonewall Inn, em 1969, quando os frequentadores do bar, que era um conhecido ponto de encontro de gays, lésbicas e travestis, rebelaram-se contra uma série de violências policiais que vinham ocorrendo em bares gays da região. O evento é entendido como um momento central na história do movimento LGBTQI+, assumindo o caráter de um “mito fundador” nesta comunidade.

É por causa de Stonewall Inn que Junho é entendido como o mês do Orgulho LGBTQI+, período em que acontecem as Paradas de Orgulho em diferentes cidades. Atualmente, a parada de São Paulo é uma das maiores do mundo, contando com a presença de cerca de 3 milhões de pessoas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.