STF vai tomar decisão sobre bloqueios a WhatsApp no Brasil

A pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) para a próxima quarta-feira (20) inclui o julgamento de dois processos que envolvem o bloqueio de aplicativos de mensagens no Brasil, como o WhatsApp e Telegram. A corte pode tomar uma decisão definitiva sobre se isso é mesmo permitido por lei.

Um dos processos é a ADPF 403 (Arguição De Descumprimento De Preceito Fundamental), sob relatoria do ministro do STF Edson Fachin. O caso foi protocolado em 2016, pouco após um juiz de Sergipe determinar que as operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi bloqueassem o WhatsApp em todo o país por 72 horas. A decisão foi suspensa depois de 24 horas.

O motivo do bloqueio foi que o WhatsApp não colaborou com uma investigação sobre crime organizado e tráfico de drogas. O aplicativo disse que não poderia ajudar porque não armazena as mensagens trocadas pelos indivíduos, e que o conteúdo é protegido por criptografia de ponta a ponta.

Na época, o juiz Marcel Montalvão afirmou que o Marco Civil da Internet permitia o bloqueio de serviços por descumprimento de ordem judicial, de acordo com os artigos que tratam da guarda de registros de conexão e de acesso (11, 12, 13 e 15).

A ADI 5527 (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questiona esse entendimento; ela foi protocolada no STF em 2016, está sob relatoria da ministra Rosa Weber e também será julgada na próxima quarta-feira.

WhatsApp e entidades pedem adiamento
Ao longo dos anos, o STF chamou diversos especialistas para ajudar na decisão, como o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade), NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), Ibidem (Instituto Beta para Internet e Democracia) e Assepro Nacional (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).

O presidente do STF, José Antônio Dias Toffoli, determinou no final do ano passado que os dois casos deveriam ser julgados em 20 de maio de 2020. A Assepro Nacional e o Ibidem pediram que o prazo da ADPF 403 fosse adiado, para que o julgamento possa ser realizado em ambiente presencial; o processo tem que ser feito à distância devido à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

O WhatsApp também pediu adiamento, dizendo que a causa exige “exame cuidadoso em sede de análise e decisão constitucional, o que requereria uma adequada atenção, sendo prudente a abertura de tempo suficiente e o acesso a meios de interação apropriados para uma detida maturação”.

No entanto, o ministro Fachin manteve a data para o ADPF 403 e afirmou que “o processo, há muito, reclama solução definitiva por esta Corte”. Para ele, as restrições atuais “não impedem a participação efetiva por ocasião do julgamento, nem inviabilizam os debates entre os Ministros”.

Com informações do Tecnoblog.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.