Santa Cruz do Sul confirma a primeira morte por coronavírus

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou no início da noite desta segunda-feira (11) a primeira morte por coronavírus no município. De acordo com o comunicado, divulgado à imprensa, a idosa, de 67 anos, era residente da clínica Laranjeiras. Inicialmente, a morte foi considerada por causas naturais, mas segundo a nota, a Prefeitura tomou ciência que o fato ocorreu em decorrência de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Conforme a Prefeitura, em razão do fato, não foram feitos exames para a confirmação. Porém, o município pediu que o corpo não fosse sepultado, para que a Secretaria Estadual de Saúde do Estado fosse notificada. Segundo a nota, “a Prefeitura, após reunião com o Ministério Público, decidiu liberar o corpo para sepultamento nesta segunda-feira pela manhã” e confirmou o primeiro óbito em decorrência da Covd-19.

Mais Casos

No mesmo documento, o município confirmou que até às 17h20min desta segunda, Santa Cruz registrou 46 casos de moradores locais que tiveram a doença confirmada. Desses, 24 estão relacionados ao surto na clínica geriátrica. Santa Cruz investiga mais 21 casos suspeitos de moradores da cidade. Outros 10 moradores de municípios da região tiveram a doença confirmada em Santa Cruz. Entre eles, dois estão ligados ao surto na clínica geriátrica. Três pacientes relacionados ao surto seguem internados no hospital.

Confira o comunicado na íntegra:

O Município tomou ciência de um óbito relacionado à clínica geriátrica Laranjeiras que ocorreu na sexta-feira, dia 8 de maio. Inicialmente, a morte da mulher de 67 anos foi tratada como natural, o que foi confirmado em atestado de óbito. No entanto, segundo informações preliminares apuradas pela Prefeitura, a residente faleceu em razão de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Tendo em vista que tal situação não foi notificada à Secretaria Municipal de Saúde, não foi possível realizar teste rápido, coleta de sangue e coleta de material para exame de Covid-19 por conta da preparação do corpo e procedimento de tanatopraxia, realizados antes da ciência da Prefeitura.

No domingo à noite, já informado dos fatos, o Município solicitou que o corpo não fosse sepultado a fim de realizar necropsia. Diante das informações recebidas do governo do Estado, de que não seria possível investigar o óbito, e da impossibilidade de realização via Instituto Médico Legal (IML), a Prefeitura, após reunião com o Ministério Público, decidiu liberar o corpo para sepultamento nesta segunda-feira pela manhã. 

A residente foi considerada, oficialmente, o primeiro óbito de morador de Santa Cruz, classificado dessa forma pela Vigilância Epidemiológica do Estado em razão de critério clínico epidemiológico. A informação ainda não consta nos dados da Secretaria Estadual de Saúde porque foi notificada na tarde desta segunda-feira, 11. Todos os idosos residentes nas duas unidades da instituição (44 pessoas) passaram por coleta de material para teste de Covid-19.

Até as 17h20 desta segunda-feira, Santa Cruz registrou 46 casos de moradores locais que tiveram a Covid-19 confirmada. Desses, 24 estão relacionados ao surto na clínica Laranjeiras. Além deles, Santa Cruz investiga mais 21 casos suspeitos de moradores da cidade. Outros 10 moradores de municípios da região tiveram a doença confirmada em Santa Cruz. Entre eles, dois estão ligados ao surto na clínica geriátrica. Três pacientes relacionados ao surto seguem internados no hospital.

Com informações do Portal Arauto.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.