Romaria virtual de Caravaggio entra na história ao atingir mais de 1 milhão de acessos de devotos em três dias de festa

Com números históricos e quebrando todos os recordes de audiência e engajamento nas plataformas digitais do Santuário, a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio se encerra nesta terça-feira, 26 de Maio, data votiva que lembra a aparição de Caravaggio na Itália. Os números surpreendem: enquanto apenas poucos moradores e membros da comunidade passaram fisicamente pelo Santuário durante os três dias de festa, por outro lado, mais de 1 milhão de pessoas acessaram conteúdos publicados no Facebook, Instagram e YouTube. Para se ter ideia da dimensão desta estatística, este é o número de visitantes que costuma visitar o Santuário em um ano. Se somarmos os últimos 30 dias, as redes sociais alcançaram mais de 3 milhões de acessos. Além dos mais diferentes Estados brasileiros, o conteúdo teve audiência em países como Portugal, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai e Argentina.

“É claro que este não é o formato ideal. Ver a igreja vazia, distante fisicamente dos nossos fiéis, nos provoca certa dor e reflexão. Mas ao concluirmos esta romaria, fica a certeza de que fizemos o mais coerente. As pessoas não estiveram conosco só porque foram impedidas, mas sim porque precisaram cuidar de si, dos outros, de todos. Se é verdade que o Santuário físico ficou vazio, é verdade também que o Santuário virtual ficou pleno porque as pessoas nos acessaram. As pessoas estiveram conosco. Nós que celebrávamos aqui no Santuário tínhamos a consciência de não estarmos sós, e as pessoas que rezavam conosco também tinham essa certeza: não estamos sós”, avalia o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Não houve registros de confusão ou qualquer ocorrência de pessoas que não respeitaram as orientações dos órgãos públicos para que não estivessem presentes nesta romaria. É evidente que o silêncio que ecoou durante boa parte deste 26 de maio trouxe, muitas vezes, a lembrança de que o mundo está vivendo uma pandemia. Nos comentários deixados por devotos nas dezenas de transmissões, o pedido mais recorrente reiterava o desejo mundial: Nossa Senhora, intercedei pelo fim da pandemia. Justamente por isso, o lema desta 141ª edição era um pedido explícito à Nossa Senhora: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida”.

Entre os conteúdos com maior engajamento, a foto que teve o maior alcance, com alcance de 151 mil acessos nesta terça-feira, é um retrato que exibe o rosto da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio que está no altar do Santuário. É um registro da estátua que circulou por hospitais da Serra Gaúcha no último domingo, 18 de maio, em um ato de fé pelos enfermos e pelos profissionais da saúde.

COMO FOI O DIA 26 DE MAIO

Neste 26 de maio, a missa das 10h30min, que é anualmente celebrada de forma campal – e que concentra o momento mais emblemático da romaria, quando o véu de Nossa Senhora circula pela multidão -, foi a que concentrou maior audiência nas redes sociais. Só nesta terça-feira, foram 200 mil visualizações. Pelo menos oito veículos de comunicação transmitiram a celebração, conduzida por Dom José Gislon. O bispo diocesano de Caxias do Sul vivenciou neste 26 de maio sua primeira romaria de Caravaggio ocupando este cargo e enxerga a devoção mariana como uma herança de muitas famílias: “essa devoção remete à minha infância, à casa dos meus pais. E isso o tempo não tira do coração da gente. Mesmo que o tempo passe e aquilo fique adormecido dentro de nós, a vida nos dá tempo de reviver isso no nosso dia a dia. Por isso, eu digo para os pais e mães: falem de Deus para seus filhos”, ensina.

O Setor de Juventude da Diocese de Caxias do Sul, coordenado pelo padre Marciano Guerra, costumava peregrinar em grupos grandes ao Santuário na Romaria dos Jovens, organizada nos sábados de cada romaria. No último ano, foram cerca de 400 jovens que percorreram os mais de 20 quilômetros a pé. Nesta terça-feira, pouco mais de 10 jovens representaram o setor ao animar a missa das 10h30min com cânticos. “A gente sabe o quanto a juventude vem caminhando ao Santuário. Dá para dizer, inclusive, que a maior parte das pessoas que vem ao Santuário é esse público jovem, de até 35 anos. Por isso, hoje representamos todos estes jovens que gostariam de estar aqui e, para nós, é uma honra”, disse o padre.

Portanto, este inédito 26 de Maio é marcado pelo frio, pelo silêncio e pela reflexão. Além disso, pela lembrança de que a fé nunca pode sobrepor à vida e, por isso, o momento é de permanecer em casa e em segurança. Juntos, somos mais fortes na luta contra o coronavírus e a favor da vida.

ALCANCE YOUTUBE + FACEBOOK + INSTAGRAM (últimos 30 dias)

3.742.937 acessos

ALCANCE YOUTUBE + FACEBOOK + INSTAGRAM (sábado, domingo e terça-feira)

1.187.986 acessos

MISSA DAS 10H30MIN DESTA TERÇA-FEIRA – SÓ FACEBOOK E LINKS COMPARTILHADOS EM OUTRAS PÁGINAS:

224.381 acessosFOTOS – CRÉDITO LEANDRO ÁVILA

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.