Observatório do Trabalho divulga Carta do Mercado de Trabalho Formal de janeiro a abril de 2020

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulga a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020, para o Brasil, Rio Grande do Sul e os municípios de abrangência da UCS: Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Torres, Vacaria e Veranópolis.

No acumulado do ano, que compreende os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2020, houve 4,8 mil empregos encerrados na região de abrangência da UCS. Dos treze municípios estudados, 84,62% tiveram resultado negativo, sendo que os setores que mais fecharam postos de trabalho foram os Serviços e a Indústria. O maior saldo negativo ficou por conta de Caxias do Sul, com 3,1 mil desligamentos no período, seguido por Torres, com 972 postos encerrados. Por outro lado, dois municípios tiveram saldo positivo, que foram Vacaria e Carlos Barbosa, com 1,3 mil e 229 vagas criadas. Dessa forma, cabe analisar qual foi o resultado de cada município nos quatro meses, a fim de compreender melhor a performance do emprego formal.

Em Veranópolis

No ano passado, de Janeiro a Abril, houve criação de 23 empregos formais em Veranópolis, porém em 2020 houve retração de 126 postos de trabalho. A performance negativa no ano vigente se deu influenciado pelo saldo de Abril, em que registrou 234 vagas encerradas. O município registrou saldo positivo em Janeiro e em Março, sendo Fevereiro saldo nulo, mas em Abril o resultado comprometeu o desempenho positivo dos meses anteriores. No final de Abril, a cidade contou com 6,8 mil empregos formais.

O acumulado negativo da cidade se deu por que todos os setores tiveram saldo negativo no período.

Sendo que o maior resultado negativo ficou por conta da Indústria, que teve 180 demissões. Além disso, o setor do Comércio encerrou 28 empregos formais e os Serviços registraram 19 empregos com carteira assinada a menos.

Em Nova Prata

Nova Prata encerrou 2019 com 146 vínculos formais a menos. Um movimento de retomada começou nos primeiros três meses do ano de 2020. No entanto, com o surgimento do Covid-19, na qual a paralisação de diversas atividades comprometeu o crescimento dos vínculos, o último mês do quadrimestre obteve uma significante perda nos postos de trabalho. Em 2020, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março tiveram saldos positivos, como em 2019, inclusive com saldos maiores que o ano anterior em que o primeiro e o terceiro mês tiveram saldos negativos. Entretanto, Abril teve saldo negativo de -298 postos de trabalho, uma diferença de 326 postos de trabalho comparado ao mesmo período do ano anterior, representando assim o maior saldo negativo dessa série histórica. O município que começou com 7.879 postos de trabalho formais, finalizou o período com 7.687 vagas, uma retração de 192 vínculos.

No acumulado do ano houve 157 empregos com carteira assinada encerrados no município, esse resultado foi influenciado principalmente pelos saldos da Indústria e dos Serviços, que tiveram 155 e 27 desligamentos, respectivamente. Espera-se que o município siga reduzindo os seus postos de trabalho. Apenas dois setores obtiveram resultado positivo durante o período, sendo eles a Construção e a Agropecuária que obtiveram 39 e 1 contratação, respectivamente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.