Neste dia internacional dos museus conheça museus virtuais gratuitos

Dia 18 de maio é o dia internacional dos museus, data que busca conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Contudo, em 2020, por conta do Coronavírus as visitações aos acervos estão canceladas. Diante disso, a reportagem da Studio organizou um resumo dos principais museus virtuais gratuitos para que na data em homenagem a estes locais, todos possam realizar a visitação.

Museus internacionais

Ao redor do mundo existem diversos museus os quais expõem muitas culturas de diversas civilizações e tempos históricos.

O primeiro museu selecionado é o da Casa de Anne Frank, em Amsterdam. O local conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. No espaço pode-se observar diversos vídeos e imagens sobre a vida da família, além de uma representação interativa e real do local de visitação.

Outro museu muito especial é o Museu Nacional de Antropologia, localizado na Cidade do México. O maior destaque do local vai para os povos pré-colombianos do México, os Atecas (ou também conhecidos como Mexicas), os quais tiveram grandes feitos entre o ano de 1300 a 1521. Sobre estes há a exposição do Calendário Asteca, chamado de Pedra do Sol, mais popularmente conhecida como Calendário Asteca, além da representação da religião deles por meio dos deuses de Teotihuacán.

O último museu selecionado é o tradicional Museu do Vaticano, localizado em Roma, na Itália. Obras de artistas consagrados na história podem ser observadas detalhadamente, além de conhecer a disputada Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros podem ser visitados e apreciados.

Museus no Brasil

O Brasil é um país de cultura muito rica e vasta, possuindo museus muito completos e de visitação indispensável.

O primeiro selecionado foi o Museu do Futebol, localizado na cidade de São Paulo. Este é caracterizado como um museu sobre a história do povo brasileiro, cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible e pelo gol. Entre as diversas exposições existe o “Museu do Impedimento” projeto colaborativo que reuniu histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979. 

Outro local importante é o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro que no ano de 2018 foi vítima de um incêndio. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Um dos principais artefatos do museu é o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul.

O último acervo selecionado é o Museu de Arte de São Paulo. Este que é um museu privado sem fins lucrativos, fundado pelo empre­sário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Mais de 1 000 itens podem ser conferidos na exposição virtual.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.