Médico Charles Wurzel explana na Studio diversas informações sobre o enfrentamento ao Covid-19 em Nova Prata

Nesta quarta-feira, 06 de maio, o Médico Charles Wurzel atualizou as informações sobre o enfrentamento ao Covid-19 em Nova Prata.

Sobre os casos confirmados na cidade, no dia 20 de abril, o paciente buscou atendimento de saúde com sintomas gastrointestinais, onde foi orientado ficar em isolamento domiciliar juntamente com seus familiares; no dia posterior precisou procurar o hospital onde foi feita a coleta; após confirmado positivo. No decorrer foi testado os familiares, cinco pessoas (quatro adultos e um bebê, sendo dois positivos), também uma família que tinha contato com esta, núcleo familiar de três pessoas (uma positiva). Totalizando cinco casos laboratoriais. Os outros dois casos deram negativo o teste, porém por estarem na mesma residência as pessoas se encaixavam nas característica epidemiológicas.

Neste momento, dos sete casos positivos, quatro estão curados, apenas um precisou internar precisando de um período curto de oxigênio. Por critério clínico é necessário 14 dias sem febre ou por exame de anticorpos, assim é confirmado que a pessoa é imunologicamente curado.

Charles também falou sobre os critérios de detecção do Covid-19, o critério laboratorial em um primeiro momento só se admitia via PCR, esse exame é feito no terceiro dia dos sintomas até o sétimo dia, fazer após pode dar um negativo. Agora, também se admite o exame de anticorpos, que é conhecido como teste rápido, realizado por meio de coleta de sangue, sendo validado pelo Governo como confirmatório, após o sétimo dia do início dos sintomas. O teste de anticorpos são pálios, ou seja, não há muitas validações infelizmente, sendo sujeitos a erros.

Já o critério clínico epidemiológico, que também é validado, é quando o paciente tem um contato muito próximo com um positivo e desenvolveu sintomas após sete dias de contato, isso é utilizado quando não possibilidade de realização do exame. Dos sete positivos de Nova Prata, cinco foram por critério laboratorial e dois por critério clínico epidemiológico.

Nova Prata recebeu 260 testes rápidos do estado para pessoas idosas sintomáticas, o município adquiriu mais 1000 testes que devem chegar no final de maio. Charles opinou que Nova Prata está testando muito pouco pela escassez de testes e declarou também que não existe comprovação que Nova Prata possua transmissão comunitária.

Ainda para o médico, nunca se saberá os números reais ou números exatos de mortes ou infectados pelo Covid-19, mesmo após alguns anos desta pandemia passar.

Assista a entrevista

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.