Entenda a maneira que Veranópolis está organizando a pasta da educação no município

Nesta quarta-feira (13) a Secretária de Educação de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, atualizou informações sobre a pasta da educação do município e as estratégias desenvolvidas para a volta às aulas, em entrevista à Studio.

A Plataforma Aprende Mais Veranópolis

Na oportunidade Izabel falou sobre a plataforma Aprende Mais Veranópolis, a qual está sendo muito útil e acessada pelas famílias e alunos. O espaço é muito lúdico e possui diversos vídeos e imagens que estão agradando às crianças. Além disso, afirmou que ela é muito rica e diversa para a complementação do ensino.

Uma mudança que foi feita na plataforma nestes últimos dias foi o acréscimo do “Reinvente-se”, que foi pensado a partir de uma grande procura e demanda da população neste momento difícil. Ela foi lançada no dia das mães, para que as famílias de modo geral possam ter acesso a dicas para melhorar a qualidade de vida neste período que está sendo bastante delicado para todos.

Apoio psicológico também está sendo ofertado para professores, estes que de diferentes formas, estão, também, sentindo dificuldades na profissão. O trabalho está sendo desenvolvido pelas psicólogas do Pradies e possui por objetivo auxiliar estes docentes a enfrentar este momento de repleto de desafios.

Izabel, sobre a organização e planejamento, reiterou que há o contínuo contato entre as secretarias da região, para pensar medidas em conjunto e trocar experiências.

A preocupação com a volta: “como vamos voltar?”

Izabel reiterou, na conversa, que a volta está sendo pensada de forma bastante cuidadosa e que os pais, neste momento, não devem ficar apreensivos, pois a volta, quando ocorrer, não deixará nenhum aluno desassistido. Em relação a notas e a calendário, ambas questões já estão sendo pensadas e estão programadas, nenhum jovem deixará de aprender, afirmou. A Secretária atestou, também, que quando a volta ocorrer, além de ser feita de forma segura, será feita com diagnósticos, de forma intensiva, em que cada aluno receberá um olhar especial e será avaliado para que o melhor atendimento seja feito a ele.

A preocupação com os protocolos de segurança também está presente. Máscaras já foram adquiridas pela prefeitura para distribuir para as crianças, estas que acima de cinco anos deverão usá-las na volta. Esta, por sua vez, será de forma gradual, ou seja, os alunos não se aglomerarão nas sala, pois, apenas 50% da capacidade máxima da turma estará presente. A maneira que os alunos serão intercalados entre os dias e semanas ainda está sendo pensada.

Outra preocupação é a maneira que estes jovens retornarão, ou seja, como ele irá chegar emocionalmente para as aulas. Este processo de análise de cada aluno fará com que os educadores possam prosseguir com o ensino.

A Secretária reforçou que os pais devem manter a calma, pois, a educação de qualidade continuará sendo assegurada a todos. Além disso, a questão do transporte e da merenda escolar também estão sendo estudadas para que os serviços sejam ofertados para todos da forma satisfatória quando ocorrer o retorno.

Desenvolvimento das atividades durante a suspensão

Izabel afirmou que neste mês de maio, continuarão sendo enviadas as aulas programadas para as famílias até o dia 15 de maio. Do dia 18 de maio até o final do mês o recesso escolar foi adiantado, ou seja, as atividades serão interrompidas.

A Secretária afirmou também, que as crianças estão sentindo muita falta de todo o contexto escolar, situação que veio elucidar, ainda mais, a grande importância do professor na vida dos alunos e como a presença dele é singular. Além disso, frisou o papel chave da união entre a família e a comunidade escolar para que a educação seja efetiva e de qualidade.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.