Conheça a realidade dos vestibulandos no Brasil e suas dificuldades em momento de pandemia

Na última quarta-feira (27), encerrou a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada de milhões de estudantes para o Ensino Superior. Diante desta data, a reportagem da Studio organizou uma matéria especial, para averiguar quais são as realidades dos diversos vestibulandos do Brasil e conhecer a história de um estudante veranense.

Realidade dos estudantes do Brasil

O Brasil é um país muito vasto e desigual socialmente. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) demonstrou que um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, número que representa 46 milhões de pessoas que não possuem acesso às redes. A partir deste dado, pode-se observar que, boa parte dos estudantes e principalmente pré-vestibulando não estão tendo condições suficientes para realizar seus estudos.

Diante destas prerrogativas e de possíveis injustiças, os senadores aprovaram na terça-feira (19) um projeto que suspende o Enem. O PL 1277/2020, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), foi relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Para virar lei, ainda dependia da aprovação dos deputados, porém, na última quarta-feira (20), o Executivo anunciou que as provas serão adiadas.

O relato de um vestibulando veranense

Leonardo Luis Menegon, de 18 anos, é pré-vestibulando, mora em Veranópolis e conversou com a reportagem da Studio. O assunto que pairou nossa conversa foi a estrutura necessária de estudo, o momento que é naturalmente de tensão acrescido com este cenário complicado de pandemia, além de destacar quais são os principais desafios de um vestibulando.

O jovem que busca cursar Publicidade e Propaganda faz, atualmente, curso pré-vestibular, o qual iniciou a dois meses, porém, foi apenas um dia de aula presencial. A estrutura que ele e os colegas de curso possuem é boa, as aulas estão sendo transmitidas ao vivo todos os dias e está sendo disponibilizado, além disso, um curso online extra. São diversas plataformas disponíveis para o estudo, além dos materiais impressos, como livros.

Uma questão positiva é que, neste momento, afirmou o garoto, os estudos estão sendo uma ótima saída para evitar apenas consumir as notícias e desfocar das questões negativas que cercam este cenário pandêmico. Além disso, afirmou que o estudo é extremamente importante atualmente, principalmente para reiterar a importância da ciência.

Em relação a maior dificuldade de um vestibulando, afirma ser manter a matéria em dia em meio as diversas atividades, além de conseguir lidar com a pressão que circunda todo este momento. Sobre o último aspecto, Leonardo acredita que todos os vestibulandos, de diferentes formas, têm a sua saúde mental abalada, principalmente por uma forte cobrança interna que surge no contexto.

O que o ENEM representa?

“O ENEM é uma das melhores políticas públicas de educação que o governo já fez, porque com ele, pessoas que não teriam acesso a educação, ao ensino superior […] tem acesso graças ou ao FIES, ou ao SISU e ou ao PROUNI”, afirmou Leonardo, elucidando a grande importância do exame sob o olhar dos vestibulandos.

Sobre o ENEM 2020, o jovem reiterou o papel dos estudantes para reivindicar que a prova fosse adiada por meio da hashtag “#adiaenem” e, que foi ouvido pelo Governo Federal. O prazo de adiamento é de 30 a 60 dias, porém, muitos estudantes acreditam que este prazo terá que ser estendido, visto que, cerca de dois meses já se passaram sem aulas, afetando principalmente aqueles que não possuem acesso ao ensino à distância. “Eu me sinto privilegiado neste momento, mas não é por isso que a gente não tem que lutar pelas causas estudantis e para que todo mundo tenha acesso à educação”, finalizou Leonardo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.